Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Lula anuncia ajuda do governo federal para desabrigados do ciclone no RS

"Estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário”, disse presidente

Escrito por Redação | 05 de setembro de 2023 - 14:02
Presidente Lula
Presidente Lula -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, nesta terça-feira (05), que o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, visitará as regiões do Rio Grande do Sul afetadas pela passagem do ciclone extratropical.

A declaração ocorreu durante a live semanal Conversa com o Presidente. “Amanhã, o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. Nós estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário”, disse Lula.


Leia também:

➢ São Gonçalo promove passeio turístico pela cidade

➢ Bienal do Livro 2023: Conheça os autores da região que estarão no evento


O mandatário também prestou solidariedade ao povo gaúcho e pediu a “Deus que diminua a chuva porque as pessoas precisam ter paz, tranquilidade e sossego para continuar vivendo bem, trabalhando e curtindo a vida, como é de direito de todo mundo”.

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada da última segunda-feira (04) deixou um rastro de destruição. Mais de 40 cidades do estado registraram algum tipo de estrago devido às chuvas fortes, e quatro pessoas morreram, de acordo com a Defesa Civil.

As vítimas do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul (RS) residiam nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, três delas por ficarem presas em veículos e uma por descarga elétrica.

Entre os locais mais afetados pelas condições climáticas em questão, estão Passo Fundo, Serafina Corrêa, Taquari, Roca Sales, Vacaria e Cruz Alta.

A chuva extrema ocorreu como consequência da atmosfera instável devido a um centro de baixa pressão. Um rio atmosférico intenso trouxe muita umidade da Amazônia para o Rio Grande do Sul, junto a um corredor de vento em baixos níveis da atmosfera com ar quente. Apesar disso, o fenômeno de chuvas intensas não é atrelado ao ciclone.

Matérias Relacionadas