Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

É Campeão! Atleta de Niterói vence competição de Parataekwondo e se classifica para o Mundial

O atleta também já conquistou medalhas no salto em distância

Escrito por Ana Carolina Moraes | 08 de dezembro de 2021 - 11:26
Pedro se classificou na competição de São Paulo
Pedro se classificou na competição de São Paulo -

No início do mês passado, o OSG noticiou que três atletas PcDs de Niterói (Valter Delfino, Pedro Neves e Marcio Nunes) competiriam no 'Campeonato Brasileiro de Parataekwondo', que ocorreu em São Paulo, ainda em novembro. Estes, tinham expectativas grandes, como, por exemplo, conseguir uma classificação na Seleção Brasileira de Parataekwondo. Mostrando que quem acredita sempre alcança, o atleta Pedro Neves, de 43 anos, conseguiu vencer a competição brasileira na categoria classe K44 acima de 80 quilos, na qual competia, e, assim, realizar seu sonho de ser convocado para fazer parte da seleção brasileira do esporte. Ele também foi chamado, em consequência, para representar o Brasil no 'Campeonato Mundial de Parataekwondo 2021', que teve início no dia 06 de dezembro e se estenderá até o dia 13 deste mês (com as lutas de Pedro ocorrendo nos dias 11 e 12), em Istambul, na Turquia. 

Na mesma competição, Valter conseguiu o segundo lugar na categoria classe K44 até 80 quilos e vai tentar uma vaga para a seleção no próximo ano. Já Márcio, conquistou o terceiro lugar na categoria K44 até 58 quilos

Pedro tem uma história longa de conquistas no esporte. Ele nasceu com paralisia cerebral e plexo braquial após sua mãe ter problemas no parto e, consequentemente, ele sofrer com a falta de oxigenação no cérebro. Pedro foi criado no Morro do Cavalão, em Niterói e começou no esporte em 2005.

"Eu conheci o esporte paraolímpico enquanto procurava emprego na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef). Eu já fiz natação, atletismo e depois migrei para o salto em distância, onde cheguei até a seleção brasileira e conquistei uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, me tornando o melhor saltador das Américas, dentre outras medalhas em outras competições. Em 2019, eu conheci o parataekwondo e comecei a treinar com Rômulo Costa Cordeiro, no 'Amanhã Paratkd'. Eu cheguei a competir no Campeonato Brasileiro naquele ano e fiquei em terceiro lugar. Desde então, eu mantive o treinamento e agora, em 2021, me tornei o Campeão Brasileiro e fui convocado para o Mundial na Turquia", afirmou ele.

 

Pedro, que atua como assistente administrativo, conta como foi nas lutas do Campeonato Brasileiro de São Paulo. "A competição foi muito difícil, pois eu me lesionei logo na primeira luta, mas, mesmo assim, segui de pé até o final e, com muita superação, consegui derrotar meus adversários e me tornar campeão brasileiro. Eu me sinto orgulhoso de poder servir na seleção brasileira e é uma sensação de missão cumprida", contou ele.

Agora, o atleta espera conseguir estar em novas competições em 2022. "Eu quero manter o treinamento para me manter em forma para o ano de 2022 e, assim, permanecer na seleção brasileira, buscando novas competições internacionais. Me objetivo agora é me classificar para estar nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024", afirmou ele.

Rômulo Costa, que é professor de parataekwondo de Pedro e idealizador do projeto 'Amanhã Tkd' e 'Amanhã Paratkd', que conta com aulas de taekwondo e parataekwondo, afirma se sentir honrado de ver a evolução de seu aluno até a seleção brasileira. "Me senti muito feliz, é um orgulho ver que trabalhamos duro e agora conseguimos conquistar o Campeonato Brasileiro e uma vaga na Seleção Brasileira de Parataekwondo", contou ele. 

Para quem quiser saber mais do projeto de Rômulo que treina alunos tanto de São Gonçalo quanto de Niterói, basta falar com ele diretamente pelo número (21) 97211-7710. O projeto aceita qualquer pessoa que tenha mais de 8 anos. Eles também estão no Facebook na página 'Projeto Amanha Tkd'.

Os treinos ocorreram segundas e quintas no Casarão Sebastian, localizado na Rua Doutor March, 182, no Barreto, bairro de Niterói, através do projeto S.E.R (Superação, Educação e Realização) e nas terças e quartas na academia HR Fitness na Estrada Velha de Maricá, 2219, em Maria Paula, Niterói (apenas para os paratletas de alto rendimento).

 

Matérias Relacionadas