Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Três atletas PcDs de Niterói se preparam para competir no Brasileiro de Parataekwondo neste fim de semana

A competição ocorre neste fim de semana, em São Paulo

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 05 de novembro de 2021 - 11:55
Os três atletas e seu treinador viajam para São Paulo hoje (05)
Os três atletas e seu treinador viajam para São Paulo hoje (05) -

Três atletas que treinam parataekwondo em um projeto em Niterói, estão se preparando para competir o 'Campeonato Brasileiro de Parataekwondo' que ocorrerá neste fim de semana (dias 6 e 7 de novembro), no Comitê Paralimpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. O objetivo dos atletas Valter Delfino, que possui plexo braquial e disputa na categoria classe K44 até 80 quilos, Pedro Neves, que tem paralisia cerebral e plexo braquial e disputa a categoria da classe K44 acima de 80 quilos, e Marcio Nunes, que tem amputação bilateral dos antebraços e disputa na categoria K44 até 58 quilos, é ganhar destaque e, quem sabe, levar o nome de Niterói para as Paralimpíadas nos próximos anos.

Os atletas fazem parte do projeto 'Amanhã Tkd'(o segundo nome vem de taekwondo, que consiste em uma luta marcial sem armas e com chutes e socos de alta precisão). O projeto 'Amanhã Tkd' foi desenvolvido por Rômulo Costa Cordeiro, que é graduando de educação física e graduado em 1 Dan. Ele tem o apoio dos mestre Carlos Eduardo e Sandra Dias, que são faixas pretas no taekwondo. O projeto 'Amanhã Tkd' recebe atletas não PcDs, mas também tem uma subdivisão que inclui atletas PcDs, ou seja, pessoas com deficiência, através do 'Amanhã Paratkd'. 

Rômulo, Carlos e Sandra estão no projeto
Rômulo, Carlos e Sandra estão no projeto |  Foto: Arquivo pessoal
 

O projeto 'Amanhã Tkd', segundo Rômulo, nasceu em praças públicas, como o Horto do Barreto, para dar um objetivo aos jovens que viviam com muito tempo ocioso. "Eu pensei no que poderia fazer para ajudar esses jovens. Foi aí que eu decidi dar aulas de taekwondo, já que eu já era graduado como 1 Dan. Eu conversei com o mestre Carlos Eduardo e com a Sandra Dias e os convidei. O Paratkd surgiu depois quando o filho de uma professora que eu conhecia, que tem síndrome de down, quis treinar com a gente. Aí passamos a receber atletas PcDs", contou ele. 

No entanto, treinar em praças se tornou complicado por causa das chuvas. Foi aí que eles conseguiram, através do projeto S.E.R (Superação, Educação e Realização), desenvolvido no Casarão Sebastian, no Barreto, um espaço gratuito para treinar os alunos, juntamente com uma academia em Maria Paula. Desde então, as aulas tem se desenvolvido lá, duas vezes por semana e o time do Amanhã Tkd Parataekwondo vem crescendo e ganhando competições. 

Agora, a equipe se prepara para o 'Campeonato Brasileiro de Parataekwondo' que reúne três atletas niteroienses: Valter Delfino, Pedro Neves e Marcio Nunes. Ao OSG, os atletas contaram quais são as expectativas para esta competição.

Marcio sofreu um amputação quando ainda era novo
Marcio sofreu um amputação quando ainda era novo |  Foto: Arquivo pessoal
 

"Meu objetivo é me consagrar campeão brasileiro de parataekwondo. A fase de treinamento foi intensa e muito árdua mais venho dando o meu melhor a cada dia na preparação e, assim como fiz histórias no atletismo, quero fazer história no parataekwondo", contou Pedro Neves que já fez provas de atletismo e, em 2019, ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Pedro já nasceu com o plexo braquial. 

Pedro tem plexo braquial e paralisia cerebral
Pedro tem plexo braquial e paralisia cerebral |  Foto: Arquivo pessoal
 

Já Valter Delfino contou como é difícil para um PcD conseguir esportes que os abracem. "Eu sempre gostei de esportes, porém é muito difícil para um deficiente começar a praticar, principalmente as artes marciais. O projeto me proporcionou muita saúde e disciplina e me apresentou um mundo que eu não sabia que existia. Hoje eu sou atleta de parataekwondo de alto rendimento e amo o que faço", afirmou ele. 

Valter possui plexo braquial
Valter possui plexo braquial |  Foto: Arquivo pessoal
 

Para Rômulo, que idealizou o projeto e treinador do meninos, a competição é um passo para participar da seleção brasileira de parataekwondo. "O campeonato Brasileiro é a principal porta para chegar à seleção brasileira de parataekwondo. Em 2021, nas Paralimpíadas, o Brasil conquistou três medalhas ouro, prata e bronze no esporte. O nosso objetivo é chegar na seleção brasileira e ao mundial, que vai ocorrer no dia 12 de Dezembro na Turquia. Quem sabe também não conseguimos chegar aos jogos no Chile em 2023 e na França em 2024", contou ele se referindo aos Jogos Parapan-Americanos de 2023 e aos Jogos Paralímpicos de Verão em 2024. Os meninos vão representar a equipe do Instituto de Promoção do Paradesporto (IPP Brasil). Quem quiser acompanhar o campeonato de forma online, pode assistir através das redes da Confederação Brasileira de Taekwondo (Instagram: @cbtkd.oficial e Facebook: @cbtkdoficial).  

O campeonato ocorrerá em São Paulo
O campeonato ocorrerá em São Paulo |  Foto: Divulgação
 

Para quem quiser conhecer mais do projeto 'Amanhã Tkd', pode falar com Rômulo diretamente pelo número (21) 97211-7710. O projeto aceita qualquer pessoa que tenha mais de 8 anos. Eles também estão no Facebook na página 'Projeto Amanha Tkd'.

Os treinos ocorreram segunda e quinta no Casarão Sebastian, localizado na Rua Doutor March, 182, no Barreto, bairro de Niterói, e terça e quarta na academia HR Fitness na Estrada Velha de Maricá, 2219, em Maria Paula, Niterói (apenas para os paratletas de alto rendimento).

Matérias Relacionadas