Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Municípios da Região dos Lagos suspendem atividades por 15 dias

Confira medidas importantes para prevenir o coronavírus

Escrito por Redação | 16 de março de 2020 - 13:31

Por Ana Carolina Moraes*

A pandemia do coronavírus (Covid-19) está fazendo com que diversos municípios tomem novas medidas para seguir as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que prioriza, dentre outras coisas, a não aglomeração de pessoas em locais públicos ou privados. Com isso, as prefeituras de municípios da Região dos Lagos anunciaram novos decretos no último final de semana e na manhã desta segunda-feira (16) para a combater a doença. As medidas de todos os municípios valerão por, pelo menos, 15 dias. 

Em Arraial do Cabo, a prefeitura decretou, nesta segunda-feira (16), que algumas atividades estão suspensas, como: as aulas das crianças da rede pública e privada, o atendimento ao público em repartições municipais, as atividades coletivas e eventos em lugares fechados, para evitar aglomeração, a entrada de ônibus no município (exceto ônibus da Autoviação 1001 e Salineira), as atividades turísticas e a presença de servidores em cursos externos. E, além disso, os bares e lanchonetes devem disponibilizar álcool em gel a 70% em local visível para os consumidores.

Já a prefeitura de Araruama informou que as férias das crianças das escolas da rede municipal de ensino foram antecipadas para os próximos 15 dias. Apenas as creches: Casa Creche e Anexos Creche continuarão funcionando e é escolha dos pais levar ou não os filhos.

Em Rio das Ostras, a situação foi quase a mesma de Arraial do Cabo. As aulas das escolas da rede pública e privada foram suspensas, além de shows e eventos que gerem aglomeração. Atividades esportivas também serão suspensas por um tempo, assim como os Centros Municipais de Inclusão Digital nos Serviços de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, que atendem pessoas de todas as faixas etárias.

A prefeitura de Cabo Frio também proibiu eventos, passeios de barco, embarque e desembarque de navios, voos comerciais, a circulação de ônibus e vans e o trenzinho infantil. Além disso, foi decretado o fechamento de museus, espaços culturais e afins e a suspensão de férias dos profissionais. Também foi aberta uma linha 0800 na saúde e os setores de hospedagem foram proibidos de aceitarem reservas de estrangeiros e os bares e casa de show devem encerrar suas programações até às 22h. Além disso, a Praia do Peró está com uma bandeira azul para avisar à população para que evita a aglomeração. Reuniões de órgãos ambientais do município também foram canceladas.

Em Iguaba Grande, medidas como proibir eventos, suspender eventos esportivos, antecipar as férias das crianças da rede pública e particular também foram decretadas. Além disso, o decreto lançado pela prefeitura informa que mensagens sobre a prevenção da doença devem ser afixados nos prédios municipais. Também foram tomadas medidas para a saúde, como: isolamento e quarentena de pacientes com suspeita de contágio; determinação de realização compulsória para exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas. 

A prefeitura de Búzios também informou que as escolas das redes públicas do município tiveram suas aulas suspensas. Além disso, concursos e bancas de processo seletivos estão sendo canceladas para os próximos dias. As informações sobre a prevenção da doença serão espalhadas em comércio, públicos, prédios e transportes. 

Também em Macaé, os eventos municipais e esportivos foram cancelados. Os setores jurídicos do município, como defensoria pública, o Fórum Desembargador Ivar Nogueira Itagiba e outros órgãos da Justiça devem suspender suas atividades e seu auxílio à população pelos próximos 15 dias, exceto casos de emergência. O processo seletivo do Programa de Estágio Remunerado também foi adiado. As escolas de rede pública e privada tiveram suas aulas suspensas. Além disso, foi decretado que servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças autoimunes e/ou oncológica devem se ausentar de seus postos de trabalho. 

Lembrando que as atividades serão suspensas pelos próximos 15 dias, mas podem ser prorrogadas caso a situação com o coronavírus não melhore no estado do Rio de Janeiro. 

Algumas medidas para prevenir o coronavírus: 

– Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando as partes internas e das unhas;

– Usar álcool 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;

– Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;

– Evitar multidões;

– Usar máscaras caso apresente sintomas;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos;

– Manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo;

– Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;

– Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando mãos ou abraçando;

– Evitar sair de casa, caso apresente algum sintoma da gripe;

– Usar lenço descartável quando estiver com o nariz escorrendo;

– Se informar sobre métodos de prevenção e passar informações corretas.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas