Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Workshop discute inclusão e acessibilidade na cidade

Escrito por Redação | 22 de julho de 2017 - 14:15

A prefeitura realizou ontem um workshop de capacitação técnica sobre “Vivência e percepção de barreiras urbanas e arquitetônicas encontradas por pessoas com deficiência”. A ação contou com a participação de secretários municipais e servidores públicos, que vivenciaram os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e visual nos espaços públicos. A iniciativa faz parte do programa “Calçada Acessível”, uma parceria entre a prefeitura aldeense, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

De acordo com o Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, o objetivo é transformar São Pedro da Aldeia numa cidade mais democrática em termos de mobilidade urbana. “Vamos fazer algumas reuniões para montar o nosso Manual de Acessibilidade às Calçadas, mas era necessário ver as dificuldades primeiro para propor soluções e compilar essas dados para transformar em Lei ou Decreto, criando assim um padrão de calçada e de acessibilidade. Nosso objetivo com o workshop era mostrar como algumas pessoas sofrem para ter acessibilidade e, para isso, tivemos a participação dos secretários e de seus representantes”, explicou o secretário.

Ao todo, 21 pessoas passaram pela experiência de se locomover como deficiente visual e físico. Os participantes foram divididos em três grupos de sete integrantes e se revezaram no uso das cadeiras de rodas e dos bastões articulados. O arquiteto regional da ABCP, Luiz Gustavo Guimarães, deu orientações a respeito do uso da guia e da importância da audição e do tato, além de explicar o manuseio da cadeira de rodas.

Os servidores percorreram as calçadas das ruas no entorno da prefeitura aldeense e a Rua Rita Pereira, finalizando o trajeto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Na ocasião, os grupos preencheram um formulário apontando as dificuldades encontradas, propondo soluções e apresentando propostas. A programação foi encerrada com uma reunião para discutir os desafios enfrentados.

Desenvolvido desde 2010, o Programa Calçada Acessível tem como objetivo orientar responsáveis pela elaboração de projetos e obras que atuam na formulação de políticas públicas de mobilidade urbana.

Matérias Relacionadas