Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Teatro móvel solar do Brasil retoma atividades presenciais

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona

Escrito por Redação | 03 de agosto de 2022 - 11:05
No espetáculo “Caixola de Histórias” o personagem central é o contêiner que ao longo dos anos serviu de palco para as apresentações
No espetáculo “Caixola de Histórias” o personagem central é o contêiner que ao longo dos anos serviu de palco para as apresentações -

Após dois anos de afastamento por conta da pandemia, o teatro móvel solar do Brasil volta com com atividades presencias. Municípios da Região dos Lagos são os primeiros a receber o espetáculo. 

Nesta quinta-feira (4), a atração será em Iguaba Grande. O teatro móvel conta com a parceria do Instituto CCR. 

Com quinze anos de estrada e mais de 400 cidades visitadas, o projeto conta histórias recolhidas nas sete regiões brasileiras junto ao público neste universo diverso que é a cultura popular.

Com apresentação do Instituto CCR, numa parceria da Concessionária CCR ViaLagos com as respectivas secretarias de educação, o Teatro a Bordo é um caminhão-palco, que conta com um sistema de luz abastecido com eletricidade solar, tenda para abrigar a plateia, banquinhos e equipamentos de som para oferecer apresentações gratuitas para toda a população nas atividades que contemplarão também os artistas locais. 

A programação é diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos, já que o caminhão-palco é autossustentável utilizando energia solar para abastecer seus equipamentos de som e luz.

No espetáculo “Caixola de Histórias” o personagem central é o contêiner que ao longo dos anos serviu de palco para as apresentações. "O espetáculo é fragmentado por cenas que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares. Fazemos uma viagem pelas cinco regiões brasileiras junto ao público neste universo diverso que é a cultura popular”, destaca a idealizadora e produtora Talita Berthi.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público. O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Instituto CCR, no trecho da CCR RioSP, com realização do Grupo Teatro a Bordo e apoio local da Prefeitura Prefeitura Municipal de Iguaba Grande.

Itinerância virtual

Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Porém a circulação presencial, prevista para ocorrer em 2020, precisou ser adaptada durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, parte do projeto ocorreu naquele ano através de oficinas virtuais de contação de histórias. Neste ano de 2022, com a liberação da realização de eventos nos municípios, o Grupo retorna às praças e ruas. “Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta”, conta o produtor do projeto, Douglas Zanovelli.

DIA 4 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA (DIVULGAÇÃO E ATIVIDADES FORMATIVAS)

13H às 17H - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS E RUAS

18H - OFICINA DE CONTAÇAO DE HISTÓRIAS (ATIVIDADE PARA EDUCADORES, ARTISTAS E INTERESSADOS) – Consultar local nas redes sociais do projeto.

*Não precisa se inscrever. Com direito a certificado de participação. Chegar com 15 minutos de antecedência.

DIA 5 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA (APRESENTAÇÕES) LOCAL: PRAÇA DA ESTAÇÃO

14H30 – TEATRO: “SESSÃO SOLENE - A PRINCESA E O GIGANTE”

18H00 – SESSÃO DE VÍDEOS - EXIBIÇÃO DE CURTAS 18H30 - CONVIDADO LOCAL

19H30 – TEATRO: “CAIXOLA DE HISTÓRIAS” (acessível em Libras)

Matérias Relacionadas