Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Cabo Frio realiza mutirão de Ultrassonografia de mama no Outubro Rosa

O próximo mutirão de atendimento será no dia 30 de outubro

Escrito por Redação | 24 de outubro de 2021 - 13:58
A medida contempla ainda o Programa de Saúde da Mulher
A medida contempla ainda o Programa de Saúde da Mulher -

A Prefeitura de Cabo Frio promoveu neste sábado (23) um mutirão de ultrassonografia de mama e transvaginal para pacientes agendadas. Os atendimentos aconteceram no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, localizado no bairro Braga, das 8h30 às 12h e 13h30 às 16h30. O próximo mutirão de atendimento será no dia 30 de outubro.

O mutirão de atendimento do Outubro Rosa é parte das ações realizadas pela Secretaria de Saúde desde o início do ano que tem como objetivo reduzir a fila de espera para consultas e exames deixada pelas gestões anteriores.Ao assumir, a secretaria identificou uma fila de mais de três mil pessoas desde 2018 para esses exames.

A medida contempla ainda o Programa de Saúde da Mulher, que atualmente vem sendo retomado diversos serviços de saúde e atendimento que compõe esse programa. Como por exemplo, a implantação, em junho deste ano, do atendimento de mastologia no município, que antes era oferecido somente por meio do TFD (tratamento fora do município). Os atendimentos acontecem no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, a partir de consultas agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família. Até o momento 270 consultas já foram realizadas. Para este mês estão agendadas 121 pessoas para consulta com o mastologista. Os exames de mamografia também estão ocorrendo sem fila de espera no PAM em São Cristóvão. Cerca de 500 mulheres são atendidas por mês.

“Estamos atuando com afinco para reduzir a fila de espera para consultas e exames. Neste mês em especial, além da ação ter esse objetivo, buscamos ainda ressaltar a importância da saúde da mulher e do diagnóstico do câncer de mama e colo de útero precoce. Esperamos com essa ação ressaltar a importância da prevenção e da saúde da mulher na sociedade. O Outubro Rosa leva esse alerta para que a mulher se cuide e busque acompanhamento sempre”, diz a secretaria Adjunta de Atenção à Saúde, Barbara Leite.

Para agendar o exame de ultrassonografia da mama e transvaginal, a paciente deve se dirigir à unidade básica de saúde ou Estratégias Saúde da Família mais próxima da residência.

Matérias Relacionadas