Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Trabalhadores gonçalenses se reinventam durante pandemia para lidar com a crise

Ramo da alimentação é um dos mais escolhidos

Escrito por Redação | 05 de junho de 2020 - 14:31

Por Daniel Magalhães*

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,6% em abril deste ano, segundo o IBGE. Em comparação com janeiro, quase cinco milhões de brasileiros perderam o emprego. Segundo o instituto, a perda drástica de empregos está relacionada a pandemia do novo coronavírus. Decididos a fazer dos limões uma limonada, muitos brasileiros procuram outras formas de se sustentarem e se reinventaram a fim de conseguir se manter durante a crise.

O gonçalense Charles André é um exemplo de readaptação durante os tempos de covid-19. Após um curto período de home office, o consultor comercial foi demitido da empresa, que mandou metade do time de funcionários embora devido à pandemia. Diante da nova realidade, Charles investiu no ramo da alimentação para conseguir sua renda e criou a LM Pizzas (@Pizzaslm).

"Assim que começou a pandemia e entramos em home office, comecei a fazer um planejamento para caso isso pudesse acontecer. Como sempre gostei de cozinha e já sabia fazer pizzas, criei uma receita própria e após esse desligamento comecei a colocar em prática e trabalhar com pizzas delivery (assadas e pré-assadas)", disse ele.

O consultor começou vendendo apenas pizzas pré-assadas, mas já está investindo em uma variação do cardápio, oferecendo batatas turbinadas e pizzas já assadas. Apesar da recente entrada no ramo, Charles ressalta que o resultado foi positivo e promissor, coletando avaliações positivas e angariando novos clientes.

"O início foi muito promissor", disse. "Hoje tenho clientes fidelizados por diversos bairros de São Gonçalo e também Niterói. O feedback que recebo dos clientes tem sido muito positivo por conta do bom atendimento, tempo de entrega e preço. O melhor marketing que venho tendo é a indicação entre os próprios clientes.", completou.

A LM Pizzas trabalha apenas com delivery, mas cobre uma vasta área com o serviço. "Atualmente estamos entregando no raio de até 4 km para pizzas assadas e batata, pois precisa chegar quente. As pizzas pré-assadas tenho clientes em Itaipuaçu, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, apenas o valor de entrega que muda.", finalizou Charles.

Também procurando uma forma de se reinventar durante a crise, a vendedora Laila da Silva Gabriel, de 24 anos, resolveu se juntar a sua mãe Elza e também investir no ramo da alimentação. O diferencial está em pratos típicos da culinária brasileira e os caldos que serão uma boa pedida durante o inverno que se aproxima. Caldo verde, de ervilha, Mocotó e Dobradinha são alguns dos muitos pratos oferecidos pela dupla do Porto da Pedra.

A mudança de rotina de Laila foi motivada pelo baixo movimento da loja onde trabalha devido as restrições causadas pelo isolamento social, além de ajudar a família, já que o pai teve que se ausentar do trabalho durante a pandemia.

"Eu sou vendedora e as vendas caíram muito com isso. Minha mãe ficava em casa e meu pai trabalhava, como ele é de do grupo de risco teve que se ausentar do trabalho e com isso o pagamento do salário ficou mais complicado. Então, tivemos a ideia de trabalhar com o delivery de caldos.", disse.

Mãe e filha já pensam grande e tem em mente planos de expansão e pretendem se dedicar integralmente ao novo negócio. "Pretendemos continuar com as vendas e continuar com o delivery, mas também oferecer a opção de comer no local", finalizou Laila.

Os caldos e  pratos diversos da Pensão e caldos da Dodó podem ser pedidos através do número 21 987793859 ou por aplicativos de delivery.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas