Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Coronavírus: comércios voltam a funcionar em turnos no Rio

As pessoas ainda devem se manter 1,5 m de outro indivíduo

Escrito por Redação | 07 de abril de 2020 - 08:56

Alguns comércios poderão voltar a funcionar na cidade do Rio a partir desta terça-feira (07), no entanto, o novo decreto, que foi publicado ontem (06) no Diário Oficial do Município, definiu turnos para o funcionamento dos mais diversos estabelecimentos. Preferencialmente, as indústrias poderão abrir a partir das 6h e o comércio e o setor de serviços só poderão começar a funcionar a partir das 9 horas.

Alguns outros estabelecimentos, considerados exceções, poderão funcionar a partir das 6h, juntamente com as indústrias, como padarias, confeitarias, farmácias, drogarias, postos de combustível, lojas de conveniência (sem consumo no interior das lojas) e bancas de jornal. Já comércios como: mercados, supermercados, hortifrútis, mercearias, açougues, aviários e peixarias, depósitos, distribuidoras, transportadoras, veterinárias, lojas de alimentos, produtos de uso animal, casas de material de construção, hotéis, lavanderias, comércio de gás e de materiais de saúde poderão iniciar seus serviços a partir das 9 horas. Os autônomos e donos de empresa, como oficinas mecânicas, poderão voltar a funcionar a partir das 9 horas também.

A ideia da nova medida é reduzir a aglomeração nos transportes públicos, como o BRT. A concessionária responsável pelo meio de transporte, inclusive, mostrou apoio à nova medida utilizando megafones para relembrar seus passageiros de manterem 1,5 metro de distância um do outro.

Através de uma coletiva no último domingo (05), o prefeito do município Marcelo Crivella, falou sobre a situação do isolamento social: "Há uma pressão enorme de um setor da nossa população e da economia para começar a relativizar e abrir aos poucos o comércio, mas não há por parte da comunidade científica a menor chance de fazer isso".

Através de uma nota, a Fecomércio falou que está avaliando as consequências do novo decreto, mas disse que mudanças como a diminuição do horário de funcionamento de supermercados, por exemplo, pode causar efeitos colaterais.

Matérias Relacionadas