Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Dia Mundial do Orgulho Gay é celebrado hoje

Grupos ativistas de São Gonçalo preparam comemorações

Escrito por Redação | 28 de junho de 2019 - 10:56

Por Rafaela Batista

Em comemoração aos 50 anos do Dia Mundial do Orgulho Gay, atualmente chamado de LGBTI+, grupos ativistas de São Gonçalo vão comemorar em grande estilo o dia e a história do movimento.

O Grupo Liberdade/Santa Diversidade de São Gonçalo, está preparando dois eventos para esse ano, no qual o primeiro acontece no próximo dia 13 de julho, a partir das 15h, na Praça da Trindade, para dar início a programação oficial da 16ª Parada da Liberdade LGBTI+, prevista para setembro. Já o Grupo Atitude Gay, comemorou a data no último final de semana, quando se reuniu na Praça Zé Garoto, com apresentações de artistas de São Gonçalo que fazem parte do movimento LGBTI+.

De acordo com Walace Ferreira, 28, produtor artístico do Grupo Gay Atitude, eles se reúnem no último domingo do mês, na Praça Zé Garoto.

“Todo último domingo do mês, preparamos um tema diferente para fazer uma homenagem. Inclusive no mês de agosto, nós pretendemos homenagear as mulheres”, explicou Walace, acrescentando como se sente feliz em poder comemorar uma causa dessa.

“Me sinto privilegiado com tantas conquistas que temos alcançado, ao longo desses anos de muitas lutas, pois o segmento vem avançando em políticas públicas e tem, inclusive, conseguido apoios governamentais, como a lei que criminaliza a homofobia que foi um avanço que esperávamos por anos”, contou o ativista.

História - Esse movimento ficou conhecido devido à Rebelião de Stonewall, que refere-se às manifestações realizadas pela comunidade LGBT, no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, no dia 28 de junho de 1969, em revolta contra os ataques, a violência e abusos da polícia. A data ficou conhecida como Dia Mundial do Orgulho Gay (atualmente LGBTI+) e desde então são realizadas as ‘Paradas do Orgulho’ em cidades de diversos países.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas