Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Jovem gonçalense com leucemia faz campanha para doação de sangue no HUAP

Lucas Vieira agora 'mora' em hospital para dar continuidade ao tratamento

Escrito por Redação | 28 de maio de 2019 - 10:09

O fotógrafo gonçalense Lucas Vieira da Costa de 29 anos, morador do Mutondo, em São Gonçalo, precisa de sua ajuda. E para isso, ele vem mobilizando as redes sociais por uma corrente do bem.

Há um ano, ele, que tinha uma vida agitada como qualquer jovem da sua idade, descobriu ser portador de Leucemia Linfóide Aguda.

O jovem iniciou o tratamento no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e, desde a descoberta da doença foi submetido a oito sessões de quimioterapia. A expectativa era que após esse tratamento, ele estivesse curado, mas não foi o que aconteceu. No dia 26 de abril deste ano, o jovem que lutava diariamente para viver, teve uma recaída e precisou retomar um tratamento, que devido a gravidade da situação, foi ainda mais agressivo.

“No momento da minha recaída foi muito difícil, eu e toda minha família estávamos na expectativa de uma cura. Agora estou mais fraco do que antes porque o tratamento dessa vez é muito mais pesado, agride meu corpo, o sangue e as plaquetas ficam muito baixas e não tenho forças para fazer nada”, disse Lucas.

A rotina de Lucas Vieira mudou ainda mais após a recaída. Antes, ele ia para o hospital apenas para fazer o tratamento e agora precisa estar o tempo todo lá, recebendo sangue todos os dias pois as plaquetas estão cada vez mais baixas.

Por precisar de uma quantidade muito grande de doação de sangue, o jovem foi até as redes sociais pedir por doação. Internado no Huap, a vítima da doença conta que o banco de sangue do hospital está em estado crítico e que o pedido de doações não é apenas para ele.

“Há muitas pessoas aqui no hospital com uma situação parecida com a minha e todos nós precisamos muito de doação de sangue com urgência”, contou.

Hemonúcleo - O banco de sangue do Huap informou que a situação está crítica. Não apenas lá, mas a maioria das unidades do hemocentro estão intensificando suas campanhas.“Por causa do outono e entrada do inverno, as pessoas ficam vulneráveis à viroses e gripes e acabam não podendo doar sangue, por isso, as baixas nos bancos é bem maior”, disse uma enfermeira do hospital.

“É clichê pensar na doação, mas é realmente ter uma empatia e amor ao próximo. Nós estamos sobrevivendo aqui dentro e precisamos de ajuda o mais rápido possível”, completa Lucas Vieira.

Como ser doador - Doar sangue é um processo rápido, fácil e uma ação de solidariedade. Com uma doação você consegue salvar até quatro vidas. Os requisitos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, bem alimentado e levar um documento original com foto.

O local de doação no Hospital Universitário Antônio Pedro é na Avenida Marquês do Paraná, 303 - Centro de Niterói, 4º andar/ Hematologia HUAP. As doações podem ser feitas de 8h às 11:30 da manhã.

Leucemia- A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue e, através de um tratamento adequado, ela pode ser curada. Mesmo com o tratamento, a taxa de mortalidade continua alta no Brasil. Entre 2007 e 2016, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - Abrale- indicou um levantamento de 62.385 mil óbitos.

Matérias Relacionadas