Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Samba ganha ‘fôlego’ em SG

Duas agremiações recém-criadas se filiam à liga carioca para desfilar em Campinho, em 2018

Escrito por Redação | 24 de abril de 2017 - 11:00

Por Cyntia Fonseca

Se por um lado, a tão falada crise econômica tem afetado o Carnaval em São Gonçalo - que por dois anos consecutivos não apresentou o desfile oficial das escolas de samba - por outro, a criação de duas novas agremiações no município traz ares de esperança e renovação aos amantes do samba. Ambas se filiaram à Liga Independente das Escolas de Samba da Série B (Liesb) e desfilarão em 2018 na Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte do Rio.

Idealizada no ano passado e formalizada no início deste ano, a Império Gonçalense, do Porto Novo, já tem enredo definido e conta com novidades em importantes contratações, como o carnavalesco Leandro Valente, com currículo extenso de trabalhos em grandes agremiações, inclusive em outros estados.

Décima terceira a desfilar pelo grupo E na Intendente, a Império Gonçalense quer fazer história.

“Pensamos em algo grande, um futuro brilhante no mundo do Carnaval. Se tivermos força de vontade, conseguiremos chegar lá. O desejo é levar o Carnaval de São Gonçalo ao Rio de Janeiro inteiro, começando pela série E e almejando ser a primeira colocada entre as 20 escolas. E por isso até escolhemos esse nome, Império, pois é uma escola que não representa somente um bairro, mas abraça todos os 93 bairros da cidade. Nos preocupamos muito em ter uma identidade que representasse o município”, contou o presidente da agremiação Hugo Júnior.

Diretoria - Entre as novidades está a definição da diretoria e equipe, alguns divulgados somente no batismo da escola, previsto para 26 de maio, em um evento no Clube Tamoio. Léo Brito como mestre de bateria e o coreógrafo Rodrigo Avellar já estão confirmados. Na diretoria, Carolina Ribeiro, Carlinhos Ratão, presidente da Unidos do Marimbondo; e Chicão, líder comunitário no Porto Novo.

Enredo - Para o enredo de estreia, o carnavalesco Leandro Valente escolheu “Timbó”, uma história que irá reunir África, Brasil e São Gonçalo, em diferentes nuances.

De acordo com o carnavalesco, que iniciou na Unidos do Porto da Pedra, com passagens também pela Tradição (escola carioca) e Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o primeiro espetáculo da Império Gonçalense precisava de uma história forte.

“Timbó foi um nobre africano, guerreiro considerado grande feiticeiro, que se instalou na Ilha de Marajó. Em Marajó, ele conseguiu manifestar suas boas ações, e a gente conta essa lenda indígena e paraense com um pouco de história real. É o primeiro espetáculo do Império Gonçalense, então precisávamos de uma história forte, um homem forte, de uma lenda que tivesse uma raiz forte, porque nosso sangue é um pouco africano, mas sem perder a brasilidade”, argumentou Leandro.

Presidente da Razões de Almeida tem apenas 21 anos

Criada por Yuri Freire, de apenas 21 anos, a Sociedade Razões de Almeida, do bairro Neves, também terá sua estreia no Carnaval no grupo E da Liesb, em 2018. Idealizada para estrear neste ano, problemas internos acabaram adiando a entrada da Razões de Almeida no Carnaval do Rio em um ano.

“Graças a Deus esse ano, conseguimos nos organizar e oficializar a fundação da escola. Preciso agradecer muito à população de São Gonçalo, que foi o que mais nos motivou a levar à frente o projeto da sociedade”, comentou Yuri Freire.

A escolha pela Intendente Magalhães também foi previamente pensada.

“A verdade é que o Rio é a capital mundial do samba. O sonho de toda escola de samba, de toda comunidade é um dia pisar na Marquês de Sapucaí, colocar seu pavilhão na praça mais importante do samba, que é a Apoteose e crescer no Carnaval. Existiam outras possibilidades, mas optamos pela Intendente, porque é um Carnaval que podemos manter um nível de qualidade bom e, se Deus quiser, um dia desfilar na Sapucaí, trazendo mais orgulho, juntamente à nossa co-irmã Porto da Pedra, à população de São Gonçalo”, explicou.

O nome incomum é uma homenagem à família, apesar de Yuri garantir que a nova escola não é uma agremiação familiar. Tendo a imagem de um gato como representante, o presidente aposta no diferencial do carisma. A Razões de Almeida será a quarta escola a desfilar na Intendente Magalhães, no Carnaval 2018.

Expectativas - Presidente da União das Escolas de Samba de São Gonçalo (Uessg), Ubiratan Rodrigues, o Bira, acredita que a situação do Carnaval do município será diferente em 2018. A expectativa é que conversas com a Secretaria Municipal de Cultura resultem em um novo cenário para o Carnaval do município, que atualmente tem 14 agremiações.

“Estamos com um projeto para o Carnaval do ano que vem já em fase final para apresentar ao secretário de Cultura, que nos deu um prazo até agosto. Em relação ao governo, esperamos que o atual prefeito tenha um olhar diferenciado sobre o Carnaval e que possibilite melhor o acesso das agremiações ao desfile oficial. Este ano, entendemos que não foi possível devido à crise e as dívidas deixadas, mas para 2018, estamos confiantes”, explicou Bira.

Matérias Relacionadas