Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Enterros de vítimas da Covid-19 em SG crescem 54% em abril em comparação a março

Em média, 14 vítimas da Covid-19 foram sepultadas por dia na cidade

Escrito por Daniel Magalhães | 19 de maio de 2021 - 16:03
Em abril, 430 mortos por Covid-19 foram sepultados em São Gonçalo
Em abril, 430 mortos por Covid-19 foram sepultados em São Gonçalo -

Seguindo a tendência de alta dos meses anteriores, o número de sepultamentos por Covid-19 em São Gonçalo cresceu mais uma vez em níveis alarmantes. Os dados mostram que o município ainda vive tempos complicados por conta da pandemia. O aumento pode ser uma consequência do afrouxamento das medidas de distanciamento social e também das reuniões durante o feriado de Páscoa.

Segundo levantamento do OSG, com base nos dados dos cemitérios municipais fornecidos pela Prefeitura de São Gonçalo e os dois cemitérios particulares da cidade, o Cemitério Parque da Paz e o Memorial Parque Nycteroy, no Pacheco e em Laranjal, respectivamente, o número total de sepultamentos no município foi de 1009, sendo 430 mortos vítimas da Covid-19. Em março, o número de vítimas fatais do novo coronavírus foi de 279. Um aumento de 54% em relação ao mês passado.

Em média, 14 vítimas da Covid-19 foram sepultadas em São Gonçalo por dia. Em março, esse número era de 9 pessoas.


Leia mais

Enterros por Covid-19 em SG crescem 173% entre fevereiro e março

São Gonçalo registra queda de 43% de enterros por Covid-19 em janeiro


Segundo o último boletim epidemiológico da Prefeitura de São Gonçalo, o município registra 74.558 casos confirmados de Covid-19. Destes, 72.009 estão curados e 2.193 morreram por causa da doença. A cidade está fase 2, ou na fase laranja, o que representa risco médio de contágio. Somente na última terça-feira (18), foram registrados 21 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Segundo a prefeitura, as mortes ocorreram entre  5 de janeiro e 10 maio. O motivo de mortes ocorridas no início do ano e nos meses seguintes estarem sendo incluídas no registro agora é o processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes. 

Situação dos leitos para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo

Hoje, São Gonçalo conta com 145 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19, quatro leitos a mais que no mês de março. Destes, 82 são leitos de enfermaria, 57 são leitos de Centro de Terapia Intensiva e 6 são leitos emergenciais de Sala Vermelha. 

Do total de 145 leitos, 102 estão ocupados, o que significa que a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 em São Gonçalo é de 70%. A situação é mais preocupante no Pronto Socorro Central Dr. Armando Gomes de Sá Couto, onde todos os leitos de enfermaria estão ocupados, e 6 dos 7 leitos de CTI estão com pacientes em tratamento. No Hospital Covid-19 Retaguarda Gonçalense, 21 dos 26 leitos de CTI estão ocupados. 

Ritmo da vacinação em São Gonçalo

O município está hoje na terceira fase da vacinação contra o coronavírus, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI). Atualmente, estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades com mais de 45 anos, idosos com mais de 60 anos, profissionais da linha de frente de qualquer idade e profissionais da saúde que estão atuando e tenham mais de 25 anos.

Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de São Gonçalo, a cidade aplicou até o momento 277.342 doses de vacina, sendo 192.918 primeira dose e 84.424 segunda dose. 

Matérias Relacionadas