Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Governo do Rio homologa lei que garante preferência na aquisição de insumos fabricados no estado

Indústrias localizadas no território fluminense terão ‘margem de preferência’

Escrito por Redação | 16 de abril de 2021 - 14:00

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou a lei que garante uma preferência na aquisição de insumos hospitalares e remédios que sejam fabricados no estado. O decreto, que é oriundo da Assembleia Legislativa do Rio, foi publicado no Diário Oficial, nesta sexta-feira (16).

A margem de preferência engloba "indústrias produtoras de medicamentos; fabricantes de materiais e demais insumos hospitalares e médicos"; "fabricante de equipes para a realização de exames e formulação de diagnósticos". As produtoras devem seguir alguns critérios, como por exemplo, criar emprego e renda no estado, além de oferecer o menor custo do mercado e apresentar um produto de qualidade.

O governo do estado também implantou uma comissão técnica de controle, "visando dar ampla transparência e garantir segurança para os gestores e empreendedores públicos e privados no fornecimento de produtos e serviços em saúde".

Falta de medicamentos nos Hospitais

No momento, o estado do Rio de Janeiro passa por uma crise de abastecimento de medicamentos nos hospitais, do nomeado ‘kit intubação’, como sedativos e neuromusculares. O governo do Rio reiterou, durante a semana, que realizou um pedido aditivo de 50% para o Ministério da Saúde, com intuito de elevar o repasse. Os índices de distribuição de insumos hospitalares aponta que foi feito uma entrega de 260 mil medicamentos ao estado, no período entre julho e agosto de 2020. Apesar disso, o estoque foi quase zerado no início do ano. A única distribuição feita em fevereiro foi de 200 unidades do Cloridrato de Cetamina, que é utilizado para indução de anestesia. Em março, o repasse subiu novamente para 306 mil.

A Secretaria Estadual de Saúde reafirmou que está "empenhando todos os esforços" para distribuir as unidades com o kit intubação. A pasta divulgou que levou medicamentos para 74 locais de saúde na última semana, e que uma nova remessa esta semana, e que "aderiu a uma ata do Ministério da Saúde (MS) para aquisição dos medicamentos e realiza um processo de compra para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses".

A distribuição é feita de acordo com a população de cada estado. Nesta semana, o governo federal contou com um recebimento de doações vindo de empresas, com 3,4 milhões de insumos para os hospitais.

Matérias Relacionadas