Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Embaixadora das Filipinas é demitida cinco meses após ser flagrada agredindo empregada doméstica no Brasil

Caso foi revelado em outubro do ano passado

Escrito por Redação | 01 de março de 2021 - 15:43
 A acusação formal contra Marichu foi apresentada em novembro
A acusação formal contra Marichu foi apresentada em novembro -

A embaixadora das Filipinas, Marichu Mauro, que trabalhava no Brasil e foi flagrada no último ano agredindo a empregada doméstica que trabalhava na residência oficial, em Brasília, foi demitida nesta segunda-feira (1°) pelo presidente Rodrigo Duterte.

"A Embaixadora no Brasil que maltratou uma empregada doméstica: Assinei o documento afirmando a decisão que impõe a pena de demissão do serviço, com a pena acessória de cancelamento de elegibilidade, perda de benefícios de aposentadoria, impedimento perpétuo de ocupar cargos públicos e impedimento de prestar concurso público", disse o presidente filipino em discurso nesta segunda-feira.

As imagens das câmeras de segurança que flagraram as agressões foram conseguidas pela Globonews e Fantástico e foram exibidas no dia 25 de outubro. A embaixadora foi convocada no dia seguinte para voltar ao seu país, onde foi aberta uma investigação no Departamento de Relações Exteriores. A acusação formal contra Marichu foi apresentada em novembro.

Na época, uma investigação também foi aberta no Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT - DF/TO). O órgão informou que segundo a procuradora Carolina Mercante, pelos vídeos encaminhados, é possível detectar agressões físicas, que configuram trabalho degradante".

Marichu fez carreira na diplomacia e foi nomeada para o cargo no Brasil em 2018. Desde 1995, ela já exerceu a profissão em países como Bahrein, Bélgica, Israel e Itália.

Matérias Relacionadas