Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Advogada ministra aulas gratuitas de lutas em Niterói

'Sensei Beth' treina seus alunos para campeonatos

Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2019 - 10:25

Por Vitor d'Avila e Rennan Rebello

No começo das noites de terça e quinta-feira e nas tardes de sábado, a tranquila paisagem do Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, se confunde com uma verdadeira academia de artes marciais. No lugar do som das ondas do mar se chocando com as rochas do Aterro da Praia Grande, ouve-se contagens de um a 10 em japonês e intimidadores gritos de ‘kiai’.

Assim são as aulas de Karatê, ministradas no local pela advogada Elizabeth Barbosa que, enquanto está ensinando, se torna a rigorosa Sensei Beth. O projeto, que é filiado à Federação de Artes Marciais Educativas do Estado do Rio de Janeiro (Fame-RJ), é inteiramente gratuito e acontece três vezes por semana.

Engana-se quem imagina que as aulas são puramente recreativas. O objetivo do projeto é formar atletas, de todas as idades, mulheres e homens, para disputar competições de Karatê e Kick-boxing não só no Brasil como também no exterior. A delegação da Sensei Beth já representou o Brasil em torneios em lugares como Brasília, Recife e Buenos Aires, na Argentina. Em 2019 não será diferente. Beth está preparando seus karatecas para fazer bonito nos tatames em diversas localidades.

“Neste ano vamos competir em Olinda e Recife, em maio. Depois, temos o Open Internacional de Brasilia, em setembro, em, Cali, na Colombia em novembro”, disse.

Beth é faixa preta na modalidade há mais de 25 anos, desde 1992. Com muito esforço, ela se tornou uma das mestres mais qualificadas no Karatê. Hoje, ela busca transmitir todo seu conhecimento aos mais jovens.

Cheguei à faixa preta em 1992 no Karatê Tradicional. Meu diploma 1ºƎDan veio dos meus Mestres Machida, Ugo Arrigoni, falecido Mestre Tanaka. Passei pela Federação Interestilo e, hoje, represento, em Niterói, a Federação de Artes Marciais Educativas”, contou.

A Sensei ainda informa que aqueles que quiserem se juntar à equipe serão bem vindos. “Treinamos em grupo duas vezes por semana no Caminho Niemeyer. Estudantes, profissionais liberais... sempre gratuitamente, todas as terças e quintas às 18h. Quem quiser participar, será muito bem recebido em nossa equipe”, disse.

Matérias Relacionadas