Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Gonçalense vence campeonato de jiu-jitsu e vai em busca do ouro no campeonato brasileiro

Faixa preta toca ainda um projeto social destinado à crianças em situação de vulnerabilidade social

Escrito por Pedro Di Marco | 07 de setembro de 2021 - 15:18
Leandro Santiago
Leandro Santiago -

O atleta gonçalense da equipe Arka Jiu-jitsu, Leandro Santiago, de 29 anos, venceu a Copa Cezar Pessanha que teve lugar no Clube Tamoio, no Zé Garoto, em São Gonçalo, neste domingo (5). Além dele, outros três lutadores da equipe comandada pelo mestre Luciano Mendonça participaram do evento, todos os quais subiram ao pódio.

Santiago, que treina com a Arka há doze anos, conta que a chave para o seu sucesso no evento foi a confiança no seu trabalho e na estratégia traçadas por ele e a sua equipe. 

“Sempre que eu vou para um campeonato eu procuro entrar muito consciente do que eu vou fazer, já com um plano de ação muito bem bolado. Minha estratégia do começo ao fim foi chegar e finalizar, entrar em queda e acabar com a luta o mais rápido possível para não ficar ali os 10 minutos sofrendo e foi isso que aconteceu. Entrei muito confiante e fiz excelentes lutas.”, lembrou ele.

Buscando alçar vôos mais altos, o faixa preta se prepara agora para o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu 2021 que acontecerá no Parque Olímpico da Vila Militar, em Ricardo Albuquerque, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro. 

“Eu venho de dois campeonatos bem conceituados que foram o Grand Slam e Internacional de Masters, que são dois eventos tops no mundo do jiu-jitsu. Não consegui a vitória, mas também não paro de tentar. Tenho me preparado muito para o campeonato brasileiro de jiu-jitsu e minhas expectativas são as melhores possíveis. Sempre foi meu sonho participar desse campeonato, mas nunca tive condição financeira para isso e ainda não tenho, estou indo ao evento com a ajuda dos meus amigos que fizeram um ‘ratata’ para poder pagar minha inscrição. Então chegando lá vai ser só viver o sonho, agarrar com unhas e dentes a oportunidade e dar o meu melhor para, se Deus quiser, voltar para casa com a medalha de ouro que São Gonçalo merece.”, afirmou Santiago.

O lutador falou ainda sobre as dificuldades de se viver do esporte em um país com pouco incentivo aos seus atletas como é o Brasil.

“Nós atletas não temos apoio de ninguém, então é muito difícil a gente competir, porque é tudo muito caro e para nós que não temos uma condição muito favorável, ter que pagar os eventos é bem complicado, mas estou correndo atrás de ajuda e acredito que as portas vão se abrir. As coisas podem mudar e através do esporte nós podemos ser inspirações para o próximo, exemplos para a molecada de comunidade carente que tem sofrido tanto por aí.”, desabafou ele.

Foi a partir dessa vontade de fazer a diferença e levar a possibilidade de um futuro melhor para as crianças da região através do esporte que os profissionais da equipe Arka desenvolveram um projeto social, que hoje conta com núcleos em Alcântara, na Avenida Maricá, no Mutondo e no Pacheco, onde o próprio Santiago atua como instrutor.

“Nós começamos com um projeto social e hoje estamos ajudando várias crianças de São Gonçalo a saírem das ruas e se tornarem competidores. Estamos há três anos nessa caminhada e tem sido bem legal. Dou aulas para crianças com autismo e paralisia e é super gratificante ver crianças que não tem oportunidades se desenvolvendo no jiu-jitsu.”, contou o atleta.

 

Contudo, os custos de um programa como esse são muito caros, o que torna muito difícil para iniciativas comunitárias como essa se manterem sem apoio.

“Consegui o apoio de uma amiga minha que é assistente social e estou tentando botar pra frente. Estou correndo atrás de patrocinadores para tentar alavancar esse nosso projeto.”, explicou o faixa preta.

Aos interessados em saber um pouco mais sobre o trabalho de Santiago e da equipe Arka ou apoiar seus projetos e atletas, o contato com o grupo pode ser feito através do número 021981433251 (Leandro), do e-mail santiagojjls20@gmail.com (Leandro) ou de seus perfis no Instagram @santiagolsbjj e @projeyoarkajj.

Matérias Relacionadas