Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Conto do escritor português José Saramago será debatido em clube de leitura de São Gonçalo

Evento ocorre todas as últimas quartas-feiras do mês, das 19h às 21h, no ICBEU

Escrito por Redação | 21 de janeiro de 2020 - 17:53


Por Rennan Rebello

Prestes a completar um ano de existência no próximo mês, o 'Quixote - clube de leitura', que já foi tema de reportagem de O SÃO GONÇALO, organiza a sua primeira reunião literária em 2020, que acontecerá no próximo dia 29 de janeiro, às 19h, no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), no bairro do Zé Garoto, em São Gonçalo. Na ocasião, os membros da roda de leitura irão debater sobre o "O conto da Ilha Desconhecida", do escritor português José Saramago.

"O evento é aberto e totalmente gratuito ao público sempre às últimas quartas de cada mês. Nesta reunião terá uma leitura, de um conto longo do Saramago, com duração de duas horas. Das 19h às 21h", explicou o idealizador do projeto literário gonçalense, Antonio Rodrigues, que trabalha como assistente administrativo e tem formação como técnico de eletrônica. Embora não trabalhe profissionalmente no ramo editorial, ele faz questão de destacar a importância desta paixão pelos livros em sua vida pessoal.

"Muita gente acha contraditório o meu universo de atuação profissional com minha paixão pelo livro e por clubes e grupos de leitura de literatura. No entanto, a minha experiência com clube de leitura já me mostrou que o universo da leitura é plural, pessoas das mais diversas áreas e atividades se entregam a um bom livro", destaca.

Autores de São Gonçalo em breve serão debatidos no 'Quixote - clube de leitura' - Embora haja um grupo no Whatsapp entre os integrantes do clube, os livros e/ou contos a serem debatidos na próxima reunião sempre são decididos presencialmente para prestigiar os frequentadores da roda literária. Desta forma, é possível que em breve, escritores da cidade sejam também tema dos encontros mensais no ICBEU, como relatou Antonio a reportagem de OSG.

"Há alguns (autores) do 'Diário da Poesia', agora com atividades suspensas. Mas o primeiro nome que me vem à cabeça por ter um romance com boa repercussão, é o Rodrigo Santos, com seu romance policial "Macumba". Mas há cordelistas como Zé Salvador, caso o grupo se interesse pelo gênero. Sem falar nos poetas, como Romulo Narducci, que tem o livro "Cantigas para ninar Monstros".  Lembrando que privilegiamos a prosa, o romance e eventualmente conto. Mas nada há que nos impeça de ler crônica ou poesia caso o grupo assim decida em maioria.", finalizou.

Aos interessados em conhecer mais sobre o 'Quixote - clube de leitura', basta acessar a página no Facebook: @quixoteclube.

Escute o conto do autor lusitano, José Saramago, abaixo.

Matérias Relacionadas