Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Clubes de leitura ganham adeptos em São Gonçalo

Iniciativas particulares 'aquecem' o consumo de literatura no município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de janeiro de 2020 - 17:21
Livros fazem parte de uma paixão que não sai de moda
Livros fazem parte de uma paixão que não sai de moda -

Por Vitor d´Avila

(matéria publicada em 22 de fevereiro de 2019)

São Gonçalo pode se tornar a 'capital' da leitura no Estado do Rio de Janeiro. Isso porque estão surgindo clubes de leitura na cidade. Para os que não conhecem, um clube de leitura consiste em um grupo de pessoas que lê um livro durante certo período e, depois, debatem seu conteúdo em reuniões entre os membros.

Um dos primeiros a tomar forma é o Quixote - Clube de Leitura, idealizado pelo assistente administrativo Antonio Rodrigues, de 41 anos. O projeto conta com o apoio do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), e terá sua reunião inaugural no dia 22 de fevereiro, às 16h, na Galeria de Arte do instituto, que fica na Rua Dr. Francisco Portela, 2772.

Nascido no Ceará e morador de São Gonçalo desde 1985, Antonio agradece a amigos e ao ICBEU pelo apoio para fazer com que o clube se tornasse viável. "Graças ao apoio e o empenho de amigos gonçalenses, e ao apoio cultural do instituto, o Quixote ganhará vida. O clube nasce acreditando na 'revolução do livro' e, pela 'revolução do livro', na revolução das pessoas", disse.

O idealizador reafirma seu desejo de promover a leitura na cidade e fazer com que sua ideia inspire outros gonçalenses a criarem novos clubes. "O gênero literário privilegiado pelo clube, em suas leituras, será o romance. O Quixote nasce com a missão de promover o livro em São Gonçalo, promover o amor à leitura e plantar sementes de novos leitores e novos clubes", completou.

As reuniões serão realizadas sempre na última quarta-feira de cada mês, das 19h às 21h, nas dependências do ICEBEU/ISAT. O Quixote também está no Facebook, através do endereço www.facebook.com/quixoteclube.

Jovem também idealiza clube de leitura

A "semente" de novos clubes que Antonio gostaria de plantar através do Quixote, mesmo antes do início de suas atividades, já parece surtir efeito. A estudante de Ciências Sociais, Rayana Moura, de 22 anos, também decidiu criar um clube de leitura, será o 'Clube do Livro de São Gonçalo'.

De acordo com Rayana, as reuniões do clube serão no Shopping São Gonçalo e, para que todos tenham a oportunidade de ler, ela pretende organizar debates com livros que também estejam disponíveis, gratuitamente, nas plataformas digitais ou estejam disponíveis em bibliotecas públicas e que agradem a todos os membros.

"Nossos encontros estão previstos para acontecer mensalmente no espaço de coworking do Shopping São Gonçalo. Pedi para os participantes uma lista com três livros que queiram ler esse ano. Para ficar algo democrático, fazemos o sorteio dos livros do mês com base nos gostos literários do coletivo. Busco a possibilidade do menor custo possível com leituras em pdf, domínio público ou disponíveis nas Bibliotecas do Rio", disse.

Rayana completa afirmando que, assim como Antonio, seu objetivo é incentivar a leitura na cidade além de utilizar a globalização e o cenário predominantemente digital da sociedade para fazer algo em prol da educação. 

"A ideia do clube surgiu com uma forma de incentivar a leitura em São Gonçalo. Tendo em vista o quanto esse hábito me trouxe uma evolução como ser humano, em todos os âmbitos, sempre tive a vontade de trazer algo desse tipo pra nossa realidade e principalmente para a juventude. Em um cenário tão tendenciosamente digital, usar dessa facilidade da globalização em prol da educação pareceu unir o útil ao agradável", concluiu.

Matérias Relacionadas