Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Erros mais comuns para quem deseja o corpo dos sonhos

Escrito por Redação | 19 de maio de 2017 - 14:00

Não é novidade nenhuma que ter bons hábitos alimentares e praticar exercícios regularmente é o caminho certo para alcançar o corpo dos sonhos. Mas, seja para ganhar massa ou perder peso, muitos erros nutricionais podem ser cometidos nessa busca extenuante e acabar comprometendo o resultado desejado. No fim das contas? Em vez de sucesso, esses erros podem acabar até prejudicando a saúde.

Alguns erros mais clássicos são seguir dietas restritivas, apostar sempre no mesmo prato, cortar carboidratos e exagerar na dose na hora de malhar.

Os nutricionistas são enfáticos: cortar de vez a ingestão de qualquer grupo alimentar específico para emagrecer ou ganhar massa pode sair como um tiro no pé. Dietas restritivas nunca são uma boa opção, pois além de ser desmotivador para os iniciantes, a falta de proteína pode prejudicar a regeneração e tonificação dos músculos após os exercícios.

Sobre quem gosta de apostar sempre no mesmo prato, um recado para a combinação queridinha de quem frequenta academias: a dupla frango com batata doce pode ser uma maravilha no início, mas as chances de enjoar rapidamente e sair dos trilhos são muito grandes. Para quem quer perder peso, o consumo excessivo de batata doce pode sabotar o emagrecimento, apesar de o alimento ser saudável.

Ainda nos carboidratos, a dieta de “zero carbo” não é uma boa opção. Eles são a principal fonte de energia do corpo humano, e se dividem em dois grupos: os simples e os complexos. O primeiro grupo gera energia instantaneamente no organismo, o que faz com que haja um pico de insulina para regular os níveis de glicose no sangue. Já os complexos geram menos energia, porém, por um período maior, fazendo com o que o organismo trabalhe constantemente. O ideal é o consumo desse segundo grupo, que é proveniente de frutas e vegetais.

Por fim, nada de exagerar nas atividades físicas. Muitas pessoas se sentem determinadas a alcançar os resultados em um curto espaço de tempo e acabam excedendo os limites do corpo, o que pode resultar em lesões e até mesmo desacelerar o processo, já que, devido aos exercícios constantes, o organismo não encontra tempo suficiente para a regeneração muscular e acaba aumentado a fadiga.

É fundamental respeitar o tempo de descanso entre os treinos e, principalmente, dormir adequadamente para que aconteça a recuperação da musculatura.

Matérias Relacionadas