Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Rapaz amarrado por PMs como escravo é denunciado pelo MP

Conforme testemunhas, ele teria ficado cerca de três horas imobilizado e acabou denunciado por corrupção de menores

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de junho de 2023 - 19:16
Amarrado pela PM, o suspeito foi levado para a UPA, onde a ação policial acabou sendo filmada
Amarrado pela PM, o suspeito foi levado para a UPA, onde a ação policial acabou sendo filmada -

O Ministério Público de São Paulo denunciou, por furto qualificado, resistência e corrupção de menores, o homem que foi amarrado pelos pés e mãos por policiais militares na última semana. O suspeito e outro homem, além de um adolescente, teriam furtado bebidas e alimentos de um mercado da Vila Mariana.

A PM foi acionada para atender a ocorrência e acabou localizando o suspeito, já sozinho. De acordo com os policiais, eles teriam pedido "que ele se sentasse, mas ele negou e ficou agressivo". Então, conforme relatos dos PMs, "foram necessários quatro PMs para segurá-lo e, mesmo algemado, continuou se debatendo e foi imobilizado com uma corda".

➣ Anderson Silva deve fazer luta de despedida em 2024

Segundo denúncia da promotora Margarete Cristina Marques Ramos, a vítima "opôs-se à execução de ato legal, mediante violência a funcionários públicos competentes para executá-lo" e falou que "que arrancaria a arma dos policiais e atiraria neles". Ele também teria incorrido nos crimes de corrupção de menores e furto.

A defesa do rapaz se manifestou por meio de nota neste sábado (17). Os advogados José Luiz de Oliveria Júnior e Estevão Silva, da Associação Nacional da Advocacia Negra, argumentaram que, quanto à denúncia de resistência, é necessário aguardar as imagens das câmeras usadas pelos policiais militares. Eles apontam também o que classificam como ausência de provas objetivas em relação ao crime de corrupção de menores.


Leia Mais

➣ Mulher investiga tumor e descobre gravidez de quadrigêmeos

➣ Rio tem 90,6% das residências com esgoto conectado à rede


"Como bem indicou a denúncia, todavia sem qualquer informação de que este menor estava em conluio com os maiores. Nem se cogita que todos poderiam ter realizado o que realizaram de forma autônoma. Por que será?", diz a nota.

Amarrado pela PM, o suspeito foi levado para a UPA, onde a ação policial acabou sendo filmada, pouco após a meia-noite, de acordo com o autor da gravação, que se manteve em condição de anonimato. A testemunha, que foi levada para depor na delegacia, relata que o homem passou cerca de três horas amarrado.

Segundo a PM, os outros dois suspeitos do furto foram localizados ao longo da madrugada. Um deles, de 15 anos, teria lesionado a mão de um policial. Por ser menor de idade, ele foi encaminhado à Fundação Casa. O caso foi registrado como resistência, corrupção de menores, furto e ameaça no 27º DP.

Matérias Relacionadas