Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Programa Segurança Presente em Niterói será ampliado e custeado integralmente pelo Governo do Estado

Na ocasião, foi anunciada reforma e revitalização do Ginásio Caio Martins, uma das bases do Niterói Presente

Escrito por Renata Sena | 03 de setembro de 2021 - 12:53
Formação de 160 agentes para a nova fase do Programa Segurança Presente em Niterói
Formação de 160 agentes para a nova fase do Programa Segurança Presente em Niterói -

A Operação Segurança Presente em Niterói será ampliada. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (03) no 12º BPM (Niterói), e entre as novidades da expansão está a chegada à região de Pendotiba e a implantação do serviço social em todas as bases da operação, focado nas ações com a população mais vulnerável. Na ocasião, foram formados mais 160 agentes que integrarão a nova fase do programa.

Além disso, uma das bases do programa, o Ginásio Caio Martins deverá ser revitalizado em breve. O anúncio foi feito em primeira mão pelo secretário de estado de governo Rodrigo Bacellar, durante o evento. 

"É uma notícia que o governador pede para trazer em primeira mão. Já determinamos com o secretário de infraestrutura que comecem os estudos para que o estádio seja reformado e revitalizado, entre tantas outras propostas existentes de melhorias para a população niteroiense". 

Antes uma parceria entre governo municipal e estadual, agora o programa Segurança Presente em Niterói será totalmente custeado pelo Governo do Estado. Serão 380 agentes atuando diariamente, distribuídos em três regiões do município. Além disso, todas as câmeras de segurança passarão a ser monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-PMERJ). 

Ainda segundo o secretário de estado de governo Rodrigo Bacellar, o CICC já tem suporte em Niterói mas terá o sistema de segurança ampliado assim como de imagens de drones, que já poderão ser percebidos a partir do próximo mês. 

 

Segundo o porta-voz da operação, capitão Hugo Coque, toda a estrutura antes fornecida pelo governo municipal terá os recursos realocados para onde exista necessidade no município. 

"O governo do estado já tem hoje 17 viaturas e 30 motocicletas. Temos um termo de referência em que consta que, dentro de alguns dias, consigamos aumentar para 37 motos para chegarmos a um número ideal de patrulhamento na região. Além disse, serão seis vans utilizadas como bases móveis, que antes não tinham", explicou.

De acordo com o porta-voz, as mudanças vindas com a expansão do programa Segurança Presente em Niterói acontece após a Procuradoria do Estado analisar uma inconsistência no que se referia a repasse de verbas para pagamento de efetivo. 

"Por conta disso, acatando o parecer da Procuradoria, o governador Claudio Castro determinou que o governo do estado assumisse integralmente o Segurança Presente de Niterói", completou.

Superintendente geral de programas da secretaria de estado do governo, coronel Lima Freire reforçou que a Operação Segurança Presente segue no objetivo de somar à segurança pública existente, com mais proximidade. 

"Hoje temos a polícia de proximidade no asfalto, que é o que a população deseja, o policial mais próximo, amigo, que conheça pelo nome, que esteja diuturnamente presente no bairro, levando essa nova filosofia, com os coletes azuis, amarelos, vermelhos. O Segurança presente não deseja ser uma segunda PM, porque atrás dos coletes já existem PMs. Viemos para aumentar a parceria de segurança", discursou.

Outro anúncio feito foi a respeito da implementação do programa Bairro Seguro.

"O governador determinou que o comandante da Polícia Militar, coronel Luis Henrique, pudesse implementar em Niterói também o Bairro Seguro, um projeto novo da PM. Amplementação do Bairro Seguro, na prática, é a junção dos policiais na sua folga e de agentes civis, seguindo uma escala e aumentando o efetivo de policiamento, em áreas de comércio, turísticas e de maior transposição de pedestres". 

Estiveram presentes no evento, o coordenador do Segurança Presente em Niterói Major Climaco; o secretário de estado de governo Rodrigo Bacellar, superintendente-geral de operações da Secretaria de Governo, coronel Lima Freire, deputado estadual Pedro Augusto e deputado federal Carlos Jordy. O governador Claudio Castro não pode comparecer por motivos particulares.

Matérias Relacionadas