Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Os riscos do colesterol alto em gestantes

Escrito por Redação | 21 de janeiro de 2016 - 19:31

Se não houver precaução, o aumento da taxa de colesterol pode ocasionar até infarto em grávidas

Foto: Divulgação

Ter as taxas de colesterol altas é ruim em qualquer idade. Mas no caso das gestantes, o problema, se não controlado, pode levar a consequências graves.

De acordo com a nutricionista Irani Santos, da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, um dos maiores problemas com o aumento do colesterol, também chamado de hipercolesterolemia, é a formação de placas de ateroma que pode resultar em trombose venosa, acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto, comprometendo assim a saúde da gestante e consequentemente do bebê.

“O excesso de peso pode ser um coadjuvante para o aumento do colesterol e todas suas complicações. Durante a gestação, a perda de peso não é o principal foco, mas a educação alimentar, que precisa sempre ser trabalhada, independente da fase que a mulher se encontra”, esclarece a especialista.
O cuidado com medicamentos também é essencial. Segundo Irani Santos, qualquer remédio deve ser expressamente recomendado pelo médico obstetra, pois pode ultrapassar a barreira umbilical e prejudicar o desenvolvimento saudável dos bebês.

Ainda em relação à educação alimentar, a nutricionista dá algumas dicas.

“Deve-se reduzir o consumo de gorduras, como óleos, banhas, embutidos, frituras e alimentos gordurosos; aumentar o consumo de fibras, especialmente legumes, frutas, verduras e alimentos integrais e adequar a ingestão de água”, recomenda.

Além dos problemas mencionados, as taxas altas de colesterol podem causar também a eclâmpsia, que significa o aumento da pressão nas horas mais próximas ao parto.

“A eclâmpsia pode levar ao nascimento prematuro, morte fetal ou morte materna, e por isso o acompanhamento durante toda a gestação é fundamental”, resume Irani Santos.

Matérias Relacionadas