Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Niterói reassume a vice-liderança em casos de Covid no estado do Rio

Niterói é o segundo com mais casos confirmados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de novembro de 2020 - 11:52
Os números são da  Secretaria de Estado de Saúde
Os números são da Secretaria de Estado de Saúde -

Por Ana Carolina Moraes*

Niterói volta a ter um lugar de destaque na contagem dos números relacionados a coronavírus no Rio de Janeiro. Isso porque, o município de Arariboia está em segundo lugar quando se fala em casos confirmados atualmente da doença. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde e foram divulgados no último domingo (08). Vale lembrar que em junho e julho, no auge da pandemia, o jornal O SÃO GONÇALO fez matérias dando destaque aos números altos de Niterói e SG no ranking de casos confirmados e óbitos da doença (confira clicando aqui, aqui, aqui e aqui) e, na época, Niterói esteva em terceiro lugar no ranking, ficando abaixo de SG.

Segundo os dados apresentados, Niterói apresentou um total de 16.285 casos confirmados de pacientes com coronavírus na região. Com isso, o município fica em segundo lugar, está atrás apenas da capital do Rio, com 122.157 casos. Em terceiro lugar, está São Gonçalo com 15.062 casos. Ao todo, o número de casos confirmados no estado chega a 316.170. 

Já com relação ao número de mortes, que chegou a um total de 20.905, o município de São Gonçalo está em segundo lugar com 796 casos. Em primeiro, temos também a capital com 12.312 pacientes mortos e Duque de Caxias em terceiro lugar, registrando 789 mortes. Niterói está em 5° lugar nesta lista, com um total de 532 óbitos. 

Vale lembrar que os dados do Estado e das prefeituras dos municípios possuem diferenças nos números, principalmente porque, na última quinta-feira (05), o sistema do Ministério da Saúde ficou instável e não foram possíveis coletar todos os dados, mas estes serão atualizados, segundo confirmação do próprio Ministério de Saúde.

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que seus números são diferentes dos da Secretária de Saúde. O órgão registrou, no último sábado (07), cerca de 19.953 casos confirmados de pacientes com a doença no município, ou seja, estaria na frente de Niterói, já o número de mortos é de 726. 

Já os números da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, informados pela prefeitura, indicam que, até o último sábado (07), o município registrava 15.298 casos confirmados da doença. O número de óbitos era de 491.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, por meio da Prefeitura de Niterói, informou que "confirma 15.423 casos de Covid-19 em moradores da cidade, sendo 14.675 pacientes recuperados, 165 pessoas em isolamento domiciliar e acompanhados pela Secretaria e 493 óbitos. A Secretaria solicitou a revisão dos dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Vale destacar que Niterói continua apresentando a menor taxa de letalidade por Covid-19 da Região Metropolitana: 3,24%. A média estadual é de 3,99% e as cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo apresentam índice de 10,15% e 5,21%, respectivamente. Os dados são calculados pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).  

A Prefeitura de Niterói também ultrapassou a marca dos 120 mil testes aplicados de Covid-19 na população. Esse é um dos maiores índices de testagem do Brasil. A realização desse programa amplo de testagem diminui a subnotificação dos casos de Covid-19 e auxilia nas ações para manter o vírus sob controle na cidade. Essa ação reflete um número maior de identificação de casos em relação aos outros municípios.

O indicador síntese de monitoramento da Covid-19 está em 5.38. Esse indicador é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos. A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 – alerta máximo até descer para 5. A taxa de ocupação de leitos na cidade é de 27%.

Plano - O Plano de Transição Gradual para o Novo Normal tem um sistema de cores para identificar estágios de combate ao novo coronavírus e níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática. Os estágios têm as cores roxa (situação extremamente grave, com índice entre 30 e 20,01), vermelho (muito grave - entre 20 e 15,01), laranja (atenção máxima - entre 15 e 10,01), amarelo nível 2 (alerta máximo - 10 e 5,01) e amarelo nível 1 (alerta - 5,0 e 0). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19."

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas