Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Estado afirma que Niterói tem quase mil casos de Covid a mais do que o apresentado

Não é a primeira vez que isso ocorre com os dados do município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2020 - 11:20
Estado e município registram números diferentes de infectados pelo coronavírus
Estado e município registram números diferentes de infectados pelo coronavírus -

Por Ana Carolina Moraes*

A Prefeitura de Niterói divulgou neste domingo (21) que o número de pacientes confirmados com coronavírus no município era de 4.435. No mesmo dia, no entanto, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que o número de casos de Covid-19 confirmados em Niterói chegava a 5.370, colocando o município na segunda posição do Estado com mais casos, atrás apenas da Capital, com 50.430 casos. A discrepância é de quase mil casos. 

Segundo noticiado em uma matéria anterior pelo O SÃO GONÇALO, essa não é a primeira vez que isso acontece em Niterói. No último dia 15, a Secretaria do Estado divulgou que o município possuía 4.572 casos confirmados de pacientes com coronavírus, já a Prefeitura Municipal de Niterói informou que foram registrados até aquele dia 3,9 mil pessoas com casos confirmados do vírus.

Com base nessas informações, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da Secretaria de Saúde do Rio, explicou, através de uma nota, como ocorrem os registros dos casos de pacientes infectados em cada município. Segundo a SVS, os dados são coletados "nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde após inclusão das informações pelos municípios", mas, os municípios podem adiar as notificações, por causa de instabilidades no sistema do Ministério da Saúde. A SVS também informou que já entrou em contato com a Prefeitura de Niterói para "regularizar a situação". Confira a nota completa do órgão:

"A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) esclarece que a notificação de casos e óbitos é de responsabilidade dos municípios e que, sendo observadas discrepâncias, a SVS entra em contato para solicitar a regularização da situação e, caso proceda, a correção nos canais oficiais. A SVS reforça que realiza, em conjunto com as vigilâncias municipais, revisão epidemiológica de casos de maneira permanente.

A SVS esclarece ainda que coleta os dados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde após inclusão das informações pelos municípios. Contudo, eventualmente os sistemas do MS apresentam instabilidade e os municípios adiam as notificações. Por isso, pode haver defasagem de informações, sendo os casos mais antigos contabilizados primeiro.

Em apoio aos canais federais, o CIEVS, da Secretaria de Estado de Saúde, também recolhe dados em planilhas próprias, por vezes antes de serem notificados nos demais sistemas", afirmou a Imprensa da Saúde do Rio de Janeiro.

Já a Prefeitura de Niterói informou que revisa os casos da doença no município diariamente e que tomou medidas para corrigir a situação. Confira a nota completa do órgão:

"A Fundação Municipal de Saúde de Niterói esclarece que acompanha e revisa diariamente os casos da doença covid-19 no município. A Coordenação de Vigilância em Saúde já entrou em contato com o Estado e solicitou revisão dos dados divulgados por eles", disse o órgão.

Confira a matéria anterior sobre o caso: https://www.osaogoncalo.com.br/geral/83724/estado-do-rio-e-prefeitura-de-niteroi-tem-discrepancia-no-numero-de-casos-de-covid-19-na-cidade

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas