Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Hospital de Itaboraí se prepara para receber grávidas com Covid-19

Ala foi reservada para evitar que outras pacientes sejam contaminadas

Escrito por Redação | 12 de maio de 2020 - 16:12

A maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, já está preparada para receber possíveis casos de gestantes com sintomas do novo coronavírus ou com a doença confirmada.

A Secretaria de Saúde de Itaboraí reservou uma ala especialmente para receber com segurança estes tipos de casos e evitar que outras pacientes sejam contaminadas.  O espaço foi liberado para iniciar os atendimentos nessa segunda-feira (11). Uma sala foi reservada exclusivamente para os partos. Nela, um leito, com uma cama hospitalar PPP (pré-parto, parto e pós parto) e demais utensílios que possam ser utilizados pela paciente para auxiliá-la no momento de dar à luz.

Ainda, uma enfermaria com dois leitos foi reservada para a permanência das puérperas, para que não fiquem juntas no alojamento com as demais pacientes. Também, um consultório médico foi destinado exclusivamente para acolher as gestantes.

A supervisora da maternidade, Luísa Cordeiro, explica que, ao chegar na unidade as gestantes passam pela triagem inicial e, se necessário, são encaminhadas para o setor adequado, totalmente equipado. Pronto para o isolamento necessário e para que a mulher venha dar à luz em segurança.

Desde o início da pandemia, Itaboraí adotou medidas de restrição para o combate da Covid-19. Entre elas, a maternidade, na tentativa de frear a circulação do vírus no hospital proibiu a entrada de visitantes e acompanhantes as pacientes da unidade.

“A equipe de supervisão que batalhou tanto para que as gestantes tivessem direito aos acompanhantes em todas as fases do parto, é a mesma que, com muita tristeza, mas certos de que, neste momento, o isolamento dessas pacientes é a melhor decisão. Assim evitamos que nossas enfermarias fiquem muito cheias evitando que as pessoas sejam contaminadas”, comentou Luísa, reforçando que toda unidade se preocupa e vem tomando medidas que venham preservar a saúde não só das pacientes, como também da equipe.

De acordo com o Ministério da Saúde, grávidas e puérperas fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus por serem mais vulneráveis a infecções e, por isso, os cuidados devem ser rigorosos e contínuos, independente do histórico clínico das pacientes.

Matérias Relacionadas