Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Abrigo Cristo Redentor recorre a ' vaquinha' durante a pandemia

O Abrigo é o lar de 140 idosos da região

Escrito por Redação | 06 de abril de 2020 - 11:20

Por Ana Carolina Moraes*

O Abrigo Cristo Redentor, localizado no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, vem sofrendo com a pandemia do coronavírus. O local, que funciona como  lar de 140 idosos do município e do estado, está funcionando com diversas dificuldades financeiras e, por isso, pede ajuda à quem puder para doar proteínas para idosos, incluindo carne, por exemplo, e fraldas, além de materiais de limpeza para evitar a infecção pelo coronavírus no ambiente.

"O abrigo está em condições financeiras péssimas, com dois meses de salários de funcionários atrasados, fornecedores atrasados, dentre outras coisas. Temos finanças para receber, mas não recebemos e vivemos no saldo negativo e, por isso, quando tem uma urgência com nosso idosos não temos dinheiro e temos que pedir doações. Por causa disso, eu fiz o site da vaquinha e, com o momento drástico do coronavírus, pedi materiais de proteção e não estamos tendo ajuda", afirmou o diretor superintendente do Abrigo, Ademir Nunes Corrêa, de 64 anos.

Com a pandemia, o abrigo teve que suspender atividades que ajudavam nos lucros do local, como o bazar, por exemplo. "Tivemos que suspender as visitas, a frequência normal, o acesso a um bazar do próprio abrigo que nos permitia ter algum recurso. Havia uma frequência bem maior de doações, mas com a crise tudo foi reduzido", afirmou Ademir.

Além disso, o abrigo está seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger os idosos que fazem parte do grupo de risco, mas, com a falta de renda, a compra dos materiais está prejudicada. "Estamos seguindo todas as orientações oficiais, mas como comprar materiais de prevenção para os próprios idosos e para os nosso profissionais? Além do cuidado com idosos, não temos recursos para adquirir equipamentos de proteção individual para nossos funcionários, pelo menos da forma que seria ideal", contou o diretor superintendente.

Uma das grandes dificuldades que o abrigo enfrenta hoje é a falta dos recursos que deveriam ser destinados pela Fundação Leão XIII, que é coordenada pelo Governo do Rio de Janeiro. No último ano, o governador Wilson Witzel concedeu  R$ 11 milhões para instituições que cuidam de idosos, mas essa verba não beneficiou o Abrigo Cristo Redentor. Atualmente, a Fundação enviou 37 idosos à instituição, mas eles não pagam há anos, gerando uma dúvida de R$ 1,7 milhão de reais.

Vale lembrar que o Abrigo também recebe idosos de casos particulares e alguns enviados pela Prefeitura de São Gonçalo, que está em dia com a instituição. 

Para quem quiser fazer alguma doação para o Abrigo Cristo Redentor, basta clicar no link a seguir: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-abrigo-ademir-nunes-correa.

Procurada a Fundação Leão XIII ainda não enviou resposta à solicitação

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas