Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Ônibus enfeitado com decorações natalinas leva alegria aos passageiros

O 'Bom Velhinho' está distribuindo presentes nos coletivos em Niterói e São Gonçalo

Escrito por Redação | 12 de dezembro de 2019 - 16:03

Por Daniela Scaffo

Pegar o ônibus diariamente deixa de ser cansativo quando os passageiros estão sendo levados pelo próprio... Papai Noel. Isso mesmo! O bom velhinho abandonou o trenó e está distribuindo os presentes para as crianças em ônibus que circulam em Niterói e São Gonçalo. 

Mauro Nascimento dos Santos, de 52 anos, conta que é o precursor do trabalho de 'bom velhinho' nos coletivos. Ele explica que trabalha em transporte há quase 30 anos e, desde os 17, realiza trabalhos sociais como Papai Noel nas comunidades. Agora, ele circula com o ônibus da linha 48, da Viação Pendotiba, que faz o percurso Rio do Ouro - Centro de Niterói, distribuindo alegria.

"Há 11 anos, trouxe o trabalho de Papai Noel que eu fazia nas comunidades, para dentro dos ônibus da Pendotiba. Fui o mentor disso aqui no Rio e, hoje, coloquei mais cinco Papais Noéis para trabalhar na viação", explicou Mauro, que mora em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. 

Segundo Mauro, o objetivo de realizar esse trabalho é levar alegria para as pessoas que pegam o ônibus diariamente e, principalmente para as crianças, que ainda recebem um presente ao embarcar no coletivo.

"O dia inteiro recebo sorrisos das pessoas que entram e passam pelo ônibus. Vou buzinando e acenando, desejando um feliz Natal para todos. Tem gente que fica no ponto de ônibus só esperando a gente passar", contou. 

Além do Papai Noel, quem também distribui alegria aos passageiros é a cobradora Delma Soares Ignácio, 54. Na empresa há cinco anos, ela só começou com o trabalho como Mamãe Noel no ano passado. A experiência foi tão satisfatória, que fez com que Delma quisesse repetir o papel esse ano.

"As pessoas já entram no ônibus felizes e alegres. As músicas que tocam também emocionam as pessoas. Esses dias, uma senhora entrou no coletivo e chorou com a canção que estava tocando", declarou a moradora de Pendotiba.

Os ônibus enfeitados irão circular até o dia 23. Além da linha 48, outras quatro da Pendotiba também possuem o coletivo enfeitado. São elas: 46 (Várzea - Niterói); Oceânica 2 (Itaipu - Centro); e 38A (Itaipu - via Engenho do Mato x Centro.

Quem quiser pegar o coletivo, pode ligar para o sistema de monitoramento e se informar sobre o horário que vai passar o ônibus, através do número 2703-4350.

Alegria dos passageiros - Os ônibus são encantadores para os passageiros, que já embarcam nos coletivos com sorriso no rosto. A cuidadora de idosos Meri Souza, 45, embarcou nesta quinta-feira (12), pela primeira vez no ônibus conduzido por Mauro.

"É a mesma alegria de sempre quando embarco ou vejo o ônibus passar. Eu amo o Natal, é uma época de felicidade. O mundo hoje está muito violento, e essa energia no ônibus traz felicidade às pessoas que já estão tão desgastadas. Até mesmo os adultos ficam encantados", disse Meri.

Os dois filhos da doméstica Cleonice Silva de Souza, 42, que têm 6 e 8 anos, aproveitaram a passagem do motorista Papai Noel para ganhar presentes. "É um trabalho maravilhoso. As crianças ficam felizes e as mães mais ainda. Toda vez que esse ônibus passa lá perto de casa, as crianças vão à loucura", contou.

E, até mesmo as crianças que não acreditam mais em Papai Noel são contagiadas pela energia do Natal. A dona de casa Luciana Ventura dos Santos, 43, ficou surpresa com o fato de as crianças ganharem presentes. "Eu não sabia que ganhava presentes. Meu sobrinho nem acredita em papai noel, mas ficou super contente", explicou.

Matérias Relacionadas