Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Advogado lança livro de poesia e assume Comissão de Arte e Cultura na OAB de São Gonçalo

Romulo Narducci é fundador do Sarau ‘Uma Noite na Taverna’

Escrito por Redação | 20 de janeiro de 2019 - 11:53

Por: Rennan Rebello 

Em São Gonçalo, talvez quem escute sobre Romulo Narducci, 43, na cena cultura da cidade, certamente irá relacionar seu nome como um dos poetas fundadores do sarau ‘Uma Noite na Taverna’ que foi um grande movimento artístico do município (entre os anos de 2004 a 2016) e à sua carreira de escritor, da qual lançou mais um livro de poesias: o ‘Cantigas de ninar monstros’ mas é provável que a maioria desconheça seu ofício como advogado e que ele é presidente da Comissão de Arte e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da cidade.

“Exerço advocacia desde 2001 e em paralelo mantenho as minhas atividades artísticas e tenho a oportunidade de estar a frente desta comissão da qual pretendo fortalecer laços culturais com artistas locais e a comunidade para realizarmos eventos artísticos com a chancela da OAB”, explicou Romulo.

Já em sua trajetória na literatura, recentemente o artista deu mais um passo, ao lançar sua nova obra, na Casa Porto, no Rio, ele promoveu um sarau de lançamento do livro que contou com a atração musical de rock n´roll e folk do DuoPex (com Wagner José e Tacy de Campos, que interpretou Cássia Eller no teatro) além apresentações de diversas personalidades culturais gonçalenses como o poeta Matheus Goudar, o ator Rheinaldo Baso e o escritor e também poeta, Rodrigo Santos, seu ‘irmão pela arte’, que fundou junto contigo o ‘movimento tavernista’.

“Este livro surgiu após um jejum de um ano e meio sem escrever e a partir daí comecei a escrever e acabou saindo esta obra que é uma grande ironia, e o título, é uma brincadeira onde as poesias seriam uma forma de ninarmos os ‘monstros’ que temos dentro de nós, que podem ser de questões políticas, desilusões amorosas e qualquer outra coisa que nos incomoda, desta forma, digo que os textos são como uma ‘balada’ para embalar todos estes monstros que nós guardamos”, disse o ‘advogado poeta’.

Para quem quiser adquirir um exemplar do ‘Cantigas de Ninar Monstros’ que custa R$37 na página da editora Conexão 7, no Facebook: @livrosconexao ou aos que querem sugerir pautas para que Romulo possa atuar junto a população na frente cultural da OAB-SG, basta entrar em contato com ele através do Instagram: @romulo_narducci.

Mudança no estilo literário: influência dos ‘beatniks’

Uma das características de Romulo como autor é o obscurantismo com uma visão de mundo mais drástica, como os contos de seu livro ‘Angustiolândia (ou de bares, ruas e bordéis)’, lançado em 2015.

Para este nova publicação, o escritor, revelou que mudou seu estilo literário na concepção deste volume, por ter como principal referência o movimento de contracultura dos anos 50, onde os autores mostravam descontamento com a sociedade e política nos EUA.

“Deixei um pouco da minha influência no obscurantismo e esta narrativa está mais confessional e irônica, digo que este trabalho pode ser usado como leitura mas também como uma ‘luva de boxe’ porque bate muito neste atual momento (sociopolítico) em que vivemos. Sem dúvidas, isto vai de encontro com a minha influência da Geração Beatnik”, finalizou.

Além de ‘Angustiolândia’ e ‘Contos de ninar monstros’, o escritor tem outros trabalhos literários, entre eles: “Orações Licenciosas (Ou Cancioneiro Erótico)”, em 2008, e “Tudo Que Morre é Consumado”, em 2010.

E em 2012, teve seu conto publicado intitulado como “Um Sax Tenor”, na coletânea do projeto da ‘Festa Literária das Periferias’, o exemplar saiu intitulado como: “FLUPP Pensa – 43 novos autores”.

Matérias Relacionadas