Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Devotos movidos pela fé

São João é celebrado com missas, procissão e tradicional festa junina em catedral de Niterói

Escrito por Redação | 25 de junho de 2016 - 13:25

Por Marcela Freitas

Padroeiro do município de Niterói, São João Batista foi comemorado ontem por milhares de fiéis, que desde as primeiras horas da manhãs se reuniram na catedral que leva o nome do santo, no centro de Niterói. Um dos pontos altos da celebração foi a tradicional procissão, que percorreu as principais ruas do bairro.

De acordo com o padre Wallace Dahan, São João Batista é considerado o maior de todos os profetas. “Hoje comemoramos o dia do nascimento de São João Batista. A igreja reconhece sua importância pela palavra de Deus. O seu nascimento é uma manifestação de fé. Ele tem uma importância enorme na história da salvação. Ele é o padroeiro de Niterói e de nossa Arquidiocese”, explicou.

Devota de São João, a aposentada Neuza de Souza, de 78 anos, disse que faz questão de participar todos os anos do festejo. “Sou devota desde criança. Essa é uma tradição que veio da minha mãe. Venho sempre que posso. Graças a minha devoção conquistei muitas coisas na vida”, comentou.

A dentista Juliana Pessanha, de 32 anos, também levou toda a família à celebração. “Casei nessa igreja há pouco mais de dois anos. Viemos agradecer a intercessão dele em nossas vidas. Hoje trouxe também o meu filho, que está completando oito meses”, disse.

Angu - Há 20 anos, o tradicional angu à baiana da festa de São João é um sucesso. Segundo o funcionário público João Maia, a iguaria é preparada com quase uma semana de antecedência. Todos os anos são vendidos cerca de 1,5 mil pratos da delícia com sabor de festa junina. Este ano foram preparados 80 quilos de fubá e 400 quilos de miúdos.

Matérias Relacionadas