Fé, arte e tradição: fiéis lotam o Centro de Niterói na confecção dos tapetes de Corpus Christi
A confecção dos tapetes de sal teve início às 7h, na Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade

Em mais um ano de demonstração de fé e devoção, os católicos niteroienses acordaram cedo para celebrar Corpus Christi nesta quinta-feira (19). A confecção dos tradicionais tapetes de sal começou às 7h, quando a Avenida Amaral Peixoto, no centro de Niterói, passou a ser tomada por diversos desenhos, toneladas de sal e muita dedicação por parte dos fiéis.

Promovida pelo Vicariato Niterói, a programação tem como tema “Eucaristia, fonte de esperança”, em sintonia com o Ano da Esperança e o Jubileu de 2025, proclamado pela Igreja como tempo especial de renovação espiritual e comunhão.
Leia também
Tradição renovada: Católicos começam a confeccionar os tapetes de Corpus Christi em SG
Corpus Christi 2025: confira o que abre e fecha em São Gonçalo e Niterói
Para a jovem Bruna do Carmo, de 19 anos, que desde o início da manhã participa da confecção dos tapetes, a presença cada vez mais forte de jovens e crianças na Igreja é um combustível a mais para que a tradição siga se perpetuando entre gerações.
"O nosso tapete, por exemplo, foi justamente feito por crianças e pessoas das Pastorais da Juventude. Ele fala sobre o beato Carlo Acutis, conhecido como santo da internet, que será canonizado ainda este ano. E faz todo sentido para nós, porque ele foi uma forma de aproximar os jovens da Igreja, mostrando que existe, sim, a possibilidade de os jovens serem santos. Acho isso muito lindo, e ele ser representado aqui neste tapete pelos nossos jovens e crianças foi ainda mais emocionante e gratificante de participar e acompanhar", afirmou Bruna, que é paroquiana da Igreja Nossa Senhora da Esperança, localizada no bairro Ititioca.

A programação, que teve início às 7h da manhã, com a tradicional confecção dos tapetes, expressão artística da fé popular, que toma conta das ruas com imagens e mensagens inspiradas no mistério da Eucaristia, segue a tarde com um momento de louvor será realizado às 15h, preparando o ambiente para a celebração da Santa Missa, que acontece às 16h, presidida por Dom Geraldo de Paula, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói.

"Todos os anos, não só aqui em Niterói, onde essa tradição irá completar 36 anos, mas em todo o país, nós católicos firmamos a nossa fé com a confecção do tapete, e também em toda a programação de louvor, missa, procissão. Ao final da procissão, Cristo passa por esses tapetes, assim como no domingo de ramos, para abençoar nossa cidade. Viemos às ruas do Brasil a cada ano saudar o Corpo de Cristo, porque para nós, não é um simbolismo, e sim realmente a carne e sangue de Cristo que foram transubstanciados", explicou o Padre João Cláudio Loureiro do Nascimento, de 50 anos, que há 20 é pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de mesmo nome.

Para a niteroiense Taynara Carvalho de Freitas, de 34 anos, a celebração desse ano teve um "gostinho especial", visto que sua filha participou pela primeira vez da confecção dos tapetes.
"Eu acho lindo ver a minha filha participando dessa celebração, podendo contribuir na confecção dos tapetes. Acho muito especial essa união religiosa onde pessoas de diferentes lugares se encontram para celebrar a fé", afirmou Taynara.

Já para a jovem Camila Gouveia da Silva, de 23 anos, paroquiana da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro Santa Rosa, fazer parte desta celebração, colocando a "mão na massa", é um privilégio vivido a cada ano.

"É muito legal de fazer o tapete, fazer parte desse momento, e são muitos detalhes, muita dedicação. Esse ano a nossa Paróquia está com um tapete do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) e do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), e é bem bacana ver essa interação da juventude, porque realmente o Corpus Christi é muito importante para nós católicos, é um dia muito especial e um privilégio contribuir para este momento a cada ano que passa", afirmou Camila.
A celebração terá transmissão pelas redes sociais oficiais da Arquidiocese de Niterói, a partir das 15h, permitindo que fiéis de outras cidades e até mesmo aqueles que não puderem estar presencialmente acompanhem esse momento especial de adoração e gratidão pela presença de Jesus Cristo na Eucaristia.
Missa em Niterói
No centro de Niterói, a partir das 16h, será realizada uma missa de Celebração Eucarística, presidida pelo Dom Geraldo de Paula, Bispo Auxiliar de Niterói, em um palco montado em frente à Câmara Municipal, no início da Avenida Amaral Peixoto. Já a procissão, começará após a Santa Missa, e irá até o fim da Avenida onde o Bispo dará a benção.
