Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Hoje é o Dia Mundial das Habilidades Jovens; saiba mais sobre a data

Data proposta pela ONU é celebrada desde 2015

Escrito por Redação | 15 de julho de 2022 - 11:05
Objetivo é ajudar os jovens a aprimorarem suas habilidades e poderem contribuir para o futuro
Objetivo é ajudar os jovens a aprimorarem suas habilidades e poderem contribuir para o futuro -

Hoje, 15 de julho, é celebrado o Dia Mundial das Habilidades Jovens. A data, proposta pela ONU em 2015, tem como objetivo lembrar sobre a importância do investimento da sociedade na educação e na formação dos jovens, agentes ativos das mudanças dos próximos anos.

Na ocasião, o secretário-geral da ONU saudou a comemoração do primeiro Dia Mundial das Habilidades dos Jovens. Em mensagem sobre a data, Ban Ki-moon afirmou que a cada ano, no dia 15 de julho, “a comunidade internacional vai destacar o valor de ajudar os jovens a aprimorarem suas habilidades para contribuir para o futuro comum”.

Ele mencionou que apesar de, em geral, os jovens terem mais oportunidades educacionais no momento do que no passado, cerca de 75 milhões de adolescentes estão fora da escola em todo o mundo.

Ainda na nota, Ban afirmou que “é possível ver uma população jovem compreensivelmente frustrada, mas esse quadro é incompleto [...] e com as habilidades certas, estes jovens são a 'força' necessária para 'conduzir progresso em toda a agenda global e construir sociedades mais inclusivas e vibrantes”.

A celebração da data já foi absorvida também no Brasil, com ações em escolas e institutos voltadas para a valorização e formação dos jovens. Um exemplo é o Instituto Jelson da Costa Antunes, o IJCA, que promove a formação e desenvolvimento de pessoas jovens pela cultura, diálogo com outros atores sociais ou através dos programas: Fortalecendo Trajetórias e Oficina do Ensino com aulas de reforço escolar, acompanhamento no ensino médio, ingresso no ensino superior e cursos livres de capacitação profissional nas áreas administrativas, logística, tecnologia, elétrica e refrigeração veicular.

 

Os programas são gratuitos para jovens de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Desde a fundação, há 17 anos, são mais de 4 mil jovens formados e 50 mil pessoas envolvidas, de forma direta ou indireta com os Programas do Instituto.

Renan Lira, 21 anos, morador de Santa Isabel, em São Gonçalo, foi aluno do IJCA em 2021 no curso de auxiliar administrativo e agora ele faz o curso de elétrica básica e refrigeração veicular e diz: “Nos cursos, tive a oportunidade de entender quais são as minhas habilidades, no que eu sou hábil a fazer. Porque a gente não tem muito essa noção em outros lugares.  Quando a gente vai para um ambiente como o IJCA conseguimos exercer nossas habilidades e nossas características pessoais. Me inscrevi em um novo curso porque quis me reconectar ao Instituto, é uma grande oportunidade. Não só pelas matérias técnicas, mas pelos complementos, aprendemos a parte do projeto de vida, temos palestras do Sebrae, trabalhamos com a Oficina de Pesquisas e Projetos, várias outras coisas para que o aluno não seja só mais uma pessoa, com certeza, será um profissional diferente”, afirma o aluno.

Matérias Relacionadas