Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Empregos temporários no Alcântara: entenda como esta oportunidade pode reaquecer o mercado após a pandemia!

O número de desempregados no país cresceu com a pandemia da Covid-19

Escrito por Ana Carolina Moraes | 29 de novembro de 2021 - 14:30
Pessoas que estão desempregadas se candidatam para vagas temporárias neste fim de ano, assim como fez Paula
Pessoas que estão desempregadas se candidatam para vagas temporárias neste fim de ano, assim como fez Paula -

Durante a pandemia da Covid-19, cerca de 377 brasileiros perdiam seus empregos por hora no Brasil, de acordo com uma pesquisa da consultoria IDados, com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em abril deste ano. Ao final do trimestre de junho, julho e agosto, o número de desempregados chegou a 13,7 milhões de pessoas no país, também segundo o IBGE. A queda no número de vagas e o número cada vez maior de desempregados continuaram crescendo até o final deste ano e, com isso, muita gente vê os empregos temporários deste fim de ano como mais uma chance de carimbar a carteira de trabalho. 

Em São Gonçalo, a situação não é diferente. Inúmeros são os desempregados que se candidataram ainda em setembro/outubro deste ano para as vagas temporárias das lojas do Alcântara. Tissiana Costa Perreira, de 38 anos, é uma das que conseguiu se destacar no processo seletivo e está trabalhando até janeiro como temporária em uma loja de sapatos. 

"Eu trabalhava de carteira assinada até 2019, quando tive que sair. Logo depois, veio a pandemia e tive que me reinventar, senti muita dificuldade de voltar ao trabalho e consegui como autônoma, mas com contrato. No entanto, esse contrato acabou e tentei essa vaga como extra de Natal aqui na loja. Eu já havia trabalhado aqui, sei que pagam direitinho e que aqui vende bem, então me candidatei e consegui", afirmou ela que está atuando como vendedora. 

Tissiana espera conseguir uma vaga efetiva na loja em que está após esse tempo de festas e férias. Ela está atuando desde o dia 11 de novembro e seu contrato para a vaga temporária vale até meados de janeiro.

"Eu espero conseguir uma vaga efetiva após esse tempo, estou me dedicando ao máximo e gosto do que faço aqui", afirmou ela. 

 

Paula Andrade, de 25 anos, tem dois filhos (um menino de 2 anos e uma menina de 8 meses) e, por isso, precisou de uma renda extra para lidar com as contas de casa neste fim de ano. Ela teve a ideia de se candidatar para atuar como temporária em uma loja de sapato também no Alcântara, já que ela já tinha experiência com esse tipo de emprego. Ela começou na vaga de crediarista da loja em questão no dia 16 de novembro e fica até o dia 31 de dezembro.

"É bom para ganhar esse extra no final de ano, mas ainda não pretendo ser contratada, pois eu tenho dois filhos e é complicado. Eu deixei eles com minha mãe para estar nessa vaga e conseguir uma renda extra em casa, mas estou aguardando o próximo ano quando vou conseguir colocar eles na creche e tentar uma vaga efetiva", afirmou ela.

A situação é boa para as empresas também que descobrem novos talentos e acabam utilizando a mão de obra a mais que necessitam nas vendas de final de ano. Alessandra Figueira é gerente de uma loja do Alcântara há mais de 10 anos e explicou como é o processo seletivo para as vagas temporárias de final de ano. 

"Os currículos são enviados para o RH central de todas as filiais da empresa. Geralmente, eles são enviados pelos interessados em outubro/início de novembro, mesmo com as vagas sendo para dezembro. Aí o RH faz toda a seleção e envia para as filiais, que fazem a finalização, os treinos e confirmam se o candidato tem o perfil da loja. A contratação temporária ocorre para diversos cargos, já que as vendas aumentam e todos os setores precisam dessa ajuda a mais", afirmou ela. 

 

Cerca de quatro pessoas foram contratadas temporariamente para a loja em que Alessandra trabalha em novembro e de 10 a 15 temporários serão contratadas em dezembro. "No ano passado, tiveram momentos ruins nas vendas. Comparando com as vendas de 2019, em 2020 teve a pandemia. Em 2020 mesmo, no entanto, teve uma época que todo mundo voltou para a rua e conseguimos vender bem, mas esperamos que esse ano seja melhor e que consigamos aumentar as vendas em 30/40%", contou Alessandra.

Os empregos temporários aquecem a economia gonçalense neste fim de ano e podem servir como 'portas' para aqueles que desejam ter empregos em 2022. 

Matérias Relacionadas