Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Outubro Rosa: mulheres compartilham como superaram a doença e alertam sobre diagnóstico precoce

Saiba quais são as ações em SG para este mês!

Escrito por Ana Carolina Moraes | 01 de outubro de 2021 - 10:00
As quatro mulheres fazem parte do grupo 'Unidas pela Vida'
As quatro mulheres fazem parte do grupo 'Unidas pela Vida' -

O Outubro Rosa é o mês no qual são realizadas campanhas de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Esse tipo de doença acomete 66 mil mulheres a cada ano, segundo divulgado pelo Inca. Falar sobre essa doença também é um sinônimo de salvar vidas, já que o diagnóstico tardio piora a situação. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 35% das mulheres com a doença já são diagnosticada com metastática, quando o tumor não está mais só em uma área do corpo, mas sim, se espalhou. Para concientizar a população sobre a imporância de exames e autocuidado, O SÃO GONÇALO contará histórias de mulheres que são exemplos de luta e superação. 

A professora Jacinta Sousa, de 56 anos, descobriu que estava com câncer em agosto do ano passado. Ela conta que sempre fez seus exames de rotina e nunca teve nenhum problema, mas, foi brincando com sua cachorrinha que o animal bateu em seu seio e ela sentiu dor. Dias depois, ela viu que algo estava errado, já que sentiu a mama mais dura e inchada. No mastologista ela descobriu que tinha um câncer no grau 5. 

"No dia que eu peguei o resultado do exame, não sei como cheguei em casa. Eu passei o Natal daquele ano careca, pois já tinha começado a quimioterapia. Lembro que achei que não teria forças para superar isso, passei por tudo sozinha, me abri para poucas pessoas. Eu não fumo, não bebo, me alimento certinho então achei que estava blindada. No dia 24 de agosto deste ano fiz minha cirurgia de retirada da mama. Achei que não ia mais conseguir me olhar no espelho, tomar banho direito, mas eu consegui. Acredito que a minha fé que me ajudou nisso, me ajudou a não entrar em uma depressão, foi o meu refúgio. Hoje, faço meu curativo, consigo me olhar no espelho e me respeito. Estou aguardando o resultado da biópsia que fiz pós-cirurgia para saber se precisarei fazer a radioterapia e depois partir para a fase da reconstrução da mama", contou ela que teve histórico de câncer na família, mas nunca de mama. 

 

A doméstica Natália Viegas de Oliveira, de 34 anos, também foi outra que descobriu que estava com câncer de mama. Seu diagnóstico ocorreu depois que ela descobriu um caroço no seio. Ela soube que estava com o câncer em 2017, aos 29 anos. Natália teve que retirar um quadrante da mama.

"Eu encontrei, inicialmente, no autoexame, que eu sempre fiz. Achei que fosse um caroço porque eu estava amamentando minha segunda filha. Fui na ginecologista e descobri que era o câncer e que estava aumentando. A primeira coisa que veio na minha mente quando recebi o diagnóstico foi pensar como eu ia me ver como mulher, com o cabelo caindo, a quimioterapia, a radioterapia, acabou minha vaidade. Pensei em como viveria daquele momento em diante pelas minhas filhas. Hoje, eu consegui vencer essa luta e estou em remissão, terminei o tratamento e os médicos estão há 3 anos me acompanhando para saber se o câncer pode voltar. A remissão dura 5 anos, então, ainda tenho mais dois pela frente. Eu entendo que o diagnóstico precoce me salvou, então, digo para as mulheres que conhecer seu corpo é o melhor, pois você sabe quando tem algo errado. Eu perdi parte da mama na cirurgia, mas é bem na parte de baixo e não dá para ver. No início, me apavorou e pensei em como meu esposo me veria e eu me veria como mulher, mas depois eu vi que não ficou tão ruim, só foi retirada uma parte. É um processo difícil!", contou ela.

 

Quem também reforça a importância do diagnóstico precoce são os médicos. O doutor Antônio Accetta Neto, de 54 anos, afirma que o diagnóstico precoce aumenta em 96% as chances de cura do câncer de mama nas mulheres. 

"A mulher deve se prevenir constantemente consultando um mastologista e fazendo sua mamografia anual, principalmente para quem tem mais de 40 anos. O risco de câncer também diminui em 30% se a pessoa tem uma alimentação balanceada, está no seu peso ideal, não fuma, não bebe e faz o autoexame, pelo menos, uma vez ao mês. Esse autoexame não substitui a mamografia, mas ajuda a pessoa a perceber se ela tem algo diferente. Caso você sinta que sim, procure um médico. Quando eu dou o diagnóstico para uma mulher com câncer, eu procuro tranquilizá-la, mostrar que hoje tem cura e métodos que ajudam a superar a doença, mas que, definitivamente, ela tem que se preparar para uma batalha pela frente", contou ele. 

 

O médico afirma que aquelas mulheres que, ao fazerem o autoexame, sintam um caroço nos seios ou a pele vermelha, alterada, retraída ou com a textura de uma casca de laranja, procure um médico para que este realize uma biópsia e entenda se aquele é ou não um tumor maligno. "A sociedade de mastologia coloca quanto antes melhor. A prevenção é a melhor arma contra o câncer!", disse ele.

Tatuagem como forma de símbolo de luta contra o câncer

Visando eternizar tudo o que passaram, mulheres que passaram ou estão passando pelo câncer de mama poderão fazer, gratuitamente, uma tatuagem de um laço rosa (símbolo do Outubro Rosa) no lugar do corpo que preferirem no estúdio de Jhony Tattoo, localizado no Centro de São Gonçalo. Essa é uma das campanhas do Outubro Rosa para São Gonçalo. Quatro mulheres do grupo 'Unidas pela Vida', feito por Patrícia Silva, realizaram as tatuagens na última segunda-feira (27). 

 

Além de Natália e Jacinta, a tatuagem também foi feita pela professora Roselene dos Santos de Souza, de 53 anos, moradora de Itaboraí. Ela descobriu o câncer em dezembro de 2019 na mama esquerda. Ela está em remissão e teve que retirar um quadrante da mama em uma cirurgia, mas ela acredita estar 100% curada. 

"É bem difícil receber um diagnóstico desses. Eu já tenho dois nódulos benignos na tireoide, então, eu já ficava 'ligada' com os exames de rotina e tudo. Meu esposo e família ficaram comigo, mas ainda faço tratamento psicológico, pois eu tinha perdido um parente para o câncer no intestino logo antes de receber o diagnóstico. Imaginei que fosse morrer, como ocorreu com ele! Fazer essa tatuagem de laço depois de tudo o que eu passei representa a minha luta, que não é só minha, mas de todas nós. Eu sempre vou olhar para essa tatuagem e lembrar o que eu passei e que posso ajudar outras pessoas. Acredito que nada é por acaso, mas que isso ocorreu para eu abençoar outras pessoas", disse ela. 

 

Quem também fez a tatuagem foi Jociara Teixeira, de 42 anos, que mora no Mutuá e trabalhava num salão de beleza com o marido. Ela ainda não está curada, mas deve passar pela cirurgia logo. "Eu descobri após perceber um carocinho no autoexame. No início, achei que fosse hormônio ou menopausa e não fui no médico. A pele do meu seio então foi ficando mais dura, deformando e eu procurei um mastologista. Parece ser o fim, mas eu recebi muito apoio da minha família, o que me ajudou. Eu faço essa tatuagem para não esquecer o processo que estou passado e como estou superando isso", contou ela. 

 

As quatro mulheres entrevistadas pertencem ao grupo 'Unidas Pela Vida'. Lá, elas conseguem apoio para lidar com o câncer de mama e superar essa batalha. Patrícia Silva, que já foi coordenadora do Espaço Rosa e é atualmente a coordenadora de políticas públicas de combate ao câncer, é a idealizadora do 'Unidas Pela Vida' e teve a ideia da tatuagem. 

"Esse laço rosa significa o símbolo de luta dessas mulheres. Eu tenho uma parceria com o Jhony desde 2018 e já lançamos projeto de tatuagem para esconder cicatriz de cirurgia, de refazer a aréola do seio e outros. Sempre tentamos levantar a autoestima da mulher que, nesse processo, fica baixa e dessa vez não foi diferente. Todas que passam ou passaram pelo câncer de mama podem vir fazer a tatuagem do lacinho rosa aqui no Jhony. Será gratuita. A campanha irá durar durante todo o mês de outubro. A pessoa só precisa trazer o laudo que comprove o diagnóstico da doença", disse ela. 

 

Para Jhony Tattoo essas campanhas de ajuda são algo que o fazem bem por ele ver que está ajudando o processo. "A gente se sente bem em ajudar o outro, é algo que não me custa quase nada e é voluntário, gratuito, faço para ajudar", disse ele. 

O estúdio de Jhony Tattoo fica localizado na Avenida Dezoito do Forte, número 20, sala 01, (acima da loja Marisa), no Centro de São Gonçalo.

Calendário Outubro Rosa em São Gonçalo: 

Ações nos shoppings

Pátio Alcântara

01 a 31 – Arrecadação de lenços para as pacientes oncológicas.

04 a 29 – Exposição de fotos das pacientes oncológicas do grupo Unidas Pela Vida.

05/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h.

19/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h.

20/10 – Oficina de turbante, das 17h às 19h.

26/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h.

29/10 – Desfile de moda com as pacientes oncológicas com roupas do shopping.

Shopping São Gonçalo

01 a 31 – Arrecadação de lenços para as pacientes oncológicas.

16/10 – Abertura da Exposição de fotos das pacientes oncológicas do grupo Unidas Pela Vida, às 15h.

20/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h.

21/10 – Oficina de turbante, às 14h.

27/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h. 

31/10 – Desfile de moda com as pacientes oncológicas com roupas do shopping, às 17h.

Shopping Partage 

01 a 31 – Arrecadação de lenços para as pacientes oncológicas.

01/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h.

03/10 – Abertura da Exposição de fotos das pacientes oncológicas do grupo Unidas Pela Vida, às 15h.

08/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h. 

13/10 – Oficina de turbante, às 14h.

15/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h. 

22/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h.

22/10 – Flash Mob com as pacientes oncológicas, às 17h. 

23/10 – Distribuição do sutiã do recomeço (pós mastectomia) e prótese de alpiste, às 13h, para pacientes oncológicas cadastradas.  

29/10 – Corte de cabelo para confecção de perucas, das 13h às 17h. 

Ações em outros pontos

01/10 – Campanha #Vá de Rosa.

01/10 – Abertura do Outubro Rosa no Espaço Rosa, às 8h.

01/10 – Divulgação das ações da campanha do Outubro Rosa no Centro de Oncologia, às 10h. 

01/10 – Apresentação do coral do grupo Unidas Pela Vida formado pelas pacientes oncológicas com a Orquestra Municipal na escadaria da sede da Prefeitura de São Gonçalo, às 16h.

02/10 – Carreata do Outubro Rosa, saindo da Praça do Zé Garoto em direção a Neves, com concentração a partir das 8h.

03/10 – Inauguração da Exposição Unidas Pela Vida no Shopping Partage, às 15h.

05/10 e 06/10 – Ação itinerante com vacinação contra a gripe e realização de teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em Santa Isabel, das 8h às 17h.  

05/10 a 07/10 – Sessão de fotos com 87 pacientes oncológicas na Praça do Zé Garoto (para esta ação, são voluntárias 80 maquiadoras e 10 fotógrafos).

09/10 – Coleta de sangue no Centro de Oncologia, das 8h às 16h.

10/10 – Pedalada Rosa, a partir das 8h, na Rua Jaime Figueiredo (Rua da Caminhada), saindo do Zé Garoto e seguindo até o bairro Paraíso.

13/10 e 14/10 – Ação itinerante com vacinação contra a gripe e realização de teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em Trindade, das 8h às 17h.  

13/10 – Evento de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero e exame rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na Clínica Municipal do Mutondo, às 9h.

18/10 – Palestra com o subsecretário de Regulação, Daivid Robert Cresci, para os coordenadores da área de saúde no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, no Shopping São Gonçalo, sobre o avanço da oncologia na cidade a partir de 2017, às 9h. (Evento fechado).

18/10 e 19/10 – Ação itinerante com vacinação contra a gripe e realização de teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em Alcântara, das 8h às 17h. 

19/10 – Ação social em Alcântara, na Rua Yolanda Saad Abuzaid, 150, em frente ao popular Prédio do Relógio, das 9h às 13h, com secretarias municipais envolvidas oferecendo serviços.

20/10 – Evento de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero e exame rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, em Jardim Catarina, às 9h.

22/10 – Evento de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero e exame rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, às 9h.

24/10 – Inauguração do Espaço Esportivo para as pacientes oncológicas, às 10h (Rua Francisco Portela, 2659, Zé Garoto). 

25/10 e 26/10 – Ação itinerante com vacinação contra a gripe e realização de teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Centro (Praça da Marisa), das 8h às 17h.

25/10 – Ação social na Praça Luiz Palmier, Rodo (Praça da Marisa), das 9h às 13h, com secretarias municipais envolvidas oferecendo serviços.

27/10 – Evento de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero e exame rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Polo Sanitário Washington Luiz, em Alcântara, às 9h.

27/10 – Evento de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero e exame rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, em Porto do Rosa, às 9h.

27/10 – Palestra sobre câncer ginecológico na população negra com o Programa da População Negra no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, às 9h.

29/10 e 30/10 – Ação itinerante com vacinação contra a gripe e realização de teste rápido das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em Neves, no Centro de Tradições Nordestinas, das 8h às 17h . 

30/10 – Apresentação no Teatro Municipal de São Gonçalo das pacientes oncológicas, que através da dança vão mostrar a realidade do paciente, apresentação do coral do grupo Unidas Pela Vida e homenagem aos parceiros do Outubro Rosa na cidade, às 15h.

Matérias Relacionadas