Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Nova variante do Coronavírus já está circulando no RJ, afirma Fiocruz

Anúncio foi feito pela fundação nesta terça-feira (16)

Escrito por Redação | 16 de fevereiro de 2021 - 16:50

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou nesta terça-feira (16), pela primeira vez, que a nova variante da Covid-19 já está circulando no Rio de Janeiro. Chamada de P.1., a mutação foi identificada primeiro em Manaus.

"A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), confirma a informação de que foi detectado caso da variante de Manaus do SARS-CoV-2 mediante análise laboratorial", disse, em nota..

De acordo com os especialistas, ainda não há confirmação de que a variante seja mais letal, mas o nível de transmissibilidade é mais alto. No texto divulgado na última sexta-feira (12) pelo Instituto Oswaldo Cruz, a pesquisadora Paola Cristina Resende ressaltou a importância da continuidade das medidas de prevenção.

"É importante lembrar que as linhagens P.1 e P.2 já foram associadas a casos de reinfecção no país. Por isso, é fundamental a continuidade das medidas de prevenção, como a utilização de máscara de proteção, a higienização frequente das mãos e evitar aglomerações". 

A fundação explicou que fez o sequenciamento genético de uma amostra e confirmou tratar-se da P.1., mas o laudo não informa se há transmissão dessa mutação em solo fluminense ou se essa amostra é de alguém que pegou a variante em outro lugar e ficou doente no RJ. 

Brasil ultrapassa 240 mil casos

Também nesta terça-feira (16), o Brasil ultrapassou a marca de 240 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. Ao todo, são 240.009 óbitos e 9.874.954 infectados pelo novo coronavírus. Há 26 dias, a média diária de mortos está acima de mil. Essa é a terceira maior média móvel de óbitos da série histórica.

Matérias Relacionadas