Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Memória Musical na Tela apresenta o filme “Tim Maia” neste fim de semana

Projeto promove sessões gratuitas de filmes nacionais na cidade

Escrito por Redação | 11 de dezembro de 2019 - 08:10

Cinema e música. A dobradinha cultural é tema do projeto “Memória Musical na Tela”, do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que promove exibições de filmes nacionais sobre a história da Música Popular Brasileira (MPB) em sessões gratuitas pela cidade. Neste fim de semana (14 e 15), o público vai poder assistir ao filme “Tim Maia”, com direção de Mauro Lima.

A produção é uma biografia do cantor brasileiro Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro, até sua morte, aos 55 anos, incluindo sua passagem pelos EUA, onde ele descobre um novo estilo de música e é preso por roubo e porte de drogas.

Após as sessões, são promovidas rodas de conversa sobre o filme exibido, destacando os principais artistas e aspectos do gênero musical abordado. A seleção dos filmes e mediação com a plateia será feita pelo presidente do IMMuB, João Carino, que é radialista e pesquisador da música brasileira.

A estreia do Memória Musical na Tela aconteceu em agosto, com o filme brasileiro “Gonzaga, de pai pra filho” (2012). A programação conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.

No segundo fim de semana do evento, em setembro, houve a exibição do filme “2 filhos de Francisco – a história de Zezé di Camargo e Luciano”, de Breno da Silveira. Em outubro, houve a exibição de “Tropicália”, de Marcelo Machado. “Simonal, ninguém sabe o duro que dei” foi apresentado no Museu de Arqueologia de Itaipu e o Horto do Barreto, em novembro.

O projeto Memória Musical na Tela reforça a missão do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), sediado em Niterói desde 2006, que é de pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira.

Serviço:

DEZEMBRO:

Exibições do filme “Tim Maia” (2014)

Sinopse: Biografia do cantor brasileiro Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro até sua morte aos 55 anos, incluindo sua passagem pelos EUA, onde ele descobre um novo estilo de música e é preso por roubo e porte de drogas.

Duração: 2h 20min

Direção: Mauro Lima

Música composta por: Berna Ceppas

Roteiro: Mauro Lima, Antonia Pellegrino

Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Ator, MAIS

Data: 14 de dezembro de 2019

Horário: 18h30

Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Duração: 2h 20min

Data: 15 de dezembro de 2019

Horário: 19 horas

Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)

Matérias Relacionadas