Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Horto do Fonseca: um 'refresco' na Zona Norte de Niterói

No espaço em verde se coleciona os sorrisos da cidade, com opções de saturar o tempo, essa é a dica para o fim de semana

relogio min de leitura | Escrito por Sofia Miranda | 18 de agosto de 2023 - 13:00
A entrada é um convite para a traquilidade
A entrada é um convite para a traquilidade -

Em meio às travessias apressadas na Alameda Boaventura, na Zona Norte de Niterói, fica situado um vasto espaço para respirar, literalmente! O ambiente arborizado do Horto do Fonseca, conhecido como o Jardim Botânico niteroiense, além de oferecer o espaço natural por todo campo de visão, combina a paisagem urbana, com o Skate ark para os radicais, oferece feira de artesanato para quem admira a cultura artesanal, orquidário para os amantes de plantas, e outras opções como parquinho, parcão, chafariz, posto de coleta e academia, para lembrá-los que é o lugar ideal para todas as idades. 

As terras do atual Horto Botânico de Niterói, inicialmente, faziam parte da sesmaria (terrenos abandonados pertencentes a Portugal que foram entregues para serem ocupados) concedida ao índio Araribóia, em 1568. Para preservar a historiografia do lugar, tornou-se, em 1905, patrimônio estadual a partir da iniciativa do então governador do estado, Nilo Peçanha.


Leia mais: 

➣ Parque das Águas: um "oásis" em meio à selva de pedra do Centro de Niterói

➣ 'Machu Picchu de Niterói': onde a história se une ao lazer

➣ Espaço para trilhas e apreciação da natureza: conheça o Parque da Cidade!


Atualmente, o Horto do Fonseca, como é comumente conhecido, recebe os cuidados e reparos da Prefeitura de Niterói, que também compartilha a gestão com a Secretária do Estado do Rio de Janeiro de Agricultura, Pecuária e Pesca. Segundo o coordenador cultural e de eventos Júlio Bamba é a única secretária do Rio que fica localizada fora do eixo. 

Também dispõe de pistas para quem deseja fazer uma caminhada matinal
Também dispõe de pistas para quem deseja fazer uma caminhada matinal |  Foto: Layla Mussi

Num primeiro momento, o espaço à direita foi ocupado por uma grande pista de skate e patins para os corajosos, integrada à pista, também fica o parquinho e o parcão, o primeiro para os pequenos e o segundo para os cãezinhos, um espaço cercado para que eles também aproveitem o passeio. Outra opção que também divide o espaço é a academia, onde parte dos moradores do bairro se direcionam para se exercitar no início da manhã e durante o dia.

Parquinho garante lazer aos pequenos
Parquinho garante lazer aos pequenos |  Foto: Layla Mussi

No lado oposto à pista, fica o anfiteatro, utilizado para eventos, apresentações e festas. No entanto, não é permitida a livre utilização do espaço se não estiver agendada com o setor de cultura do Horto. Próximo ao anfiteatro, também fica A Casa de Mel, comércio privado no Horto, com sabores variados do produto para quem quiser adquirir. 

Mais a frente, no trajeto, fica o prédio histórico da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro que junto à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro – RJ), inaugurou em junho deste ano no Horto, a Biblioteca Rural de Johanna Döbereiner, visando levar conhecimento sobre o setor agrário para os moradores fluminenses, especialmente para os mais jovens, por isso, servirá como um espaço de acervo bibliográfico e de palestras, oficinas e aulas escolares. 

Prédio da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de Agricultura, Pecuária e Pesca
Prédio da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de Agricultura, Pecuária e Pesca |  Foto: Layla Mussi

Durante o passeio, é possível admirar as diversas espécies da vegetação nativa da Mata Atlântica. Algumas espécies são um tanto atípicas, como a árvore ‘’Pau-Mulato’’ que só pode ser encontrada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia. Com um tronco avermelhado, a árvore também carrega lendas consigo. Segundo a estagiária de turismo da Neltur Mariana Rodrigues, reza a lenda que aqueles que abraçam a árvore, conseguem conquistar o amor da vida. 

Espécie diversas podem ser encontradas no Horto.
Espécie diversas podem ser encontradas no Horto. |  Foto: Layla Mussi

Caso sinta um cheiro desagradável durante o tempo no jardim, provavelmente é o cheiro exalado pela espécie Sterculia foetida, uma árvore que libera odores para atrair moscas para ser polinizada e produzir frutos. Apesar de interessante, não é a única curiosidade do Horto. No espaço também fica o espaço de coleta, uma iniciativa entre a Ecoclin e a Enel. No posto, os residentes niteroienses e de cidades adjacentes, podem levar resíduos recicláveis e receber em troca um bônus que pode ser descontado na conta de luz. Para fazer a troca, é preciso levar uma conta de luz e fazer o cadastro com o funcionário responsável pelo ponto de coleta. 

Produtos que podem ser descartados e seus valores-bônus
Produtos que podem ser descartados e seus valores-bônus |  Foto: Layla Mussi

Para os amantes de plantas, próximo ao ponto de coleta também fica o Orquidário e Bromeliário, estabelecimento de venda de plantas e flores de diferentes espécies. Além disso, pistas de caminhadas compõem o Horto para aqueles que quiserem explorar o território de 258.000 m 2 do ambiente verde.

Orquidário vende plantas e flores de diferentes espécies e alguns artigos de jardinagem
Orquidário vende plantas e flores de diferentes espécies e alguns artigos de jardinagem |  Foto: Layla Mussi

Apesar de todas essas atrações, o parque dispõe de vários espaços que podem oferecer cenários para lindas fotos e boas opções de lugares para um bom piquenique. No final do passeio, fica localizado o lindo Lago Azul, chafariz cheio de peixinhos. Visual belíssimo para encerrar a trilha. Sentiu uma fominha no fim do passeio? O restaurante Espaço Verde, que fica na entrada do Horto, oferece opções deliciosas para o almoço. 

Para àqueles que têm interesse em conhecer a parte histórica do Horto do Fonseca, uma opção que pode agradar são as visitas monitoradas com a equipe de estagiários do Centro Integrado de Estudos em Hotelaria e Turismo (CIETH), que junto à Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) organizam um plano de visita que pode tornar seu passeio ainda mais agradável, caso tenha interesse é preciso agendar pelo e-mail. 

Serviço 

Para agendar as visitas monitoradas, entre em contato através do e-mail hortovisitamonitorada@gmail.com. Piqueniques e eventos no anfiteatro precisam ser agendados pessoalmente na Secretaria Regional do Fonseca, também localizada no Horto.

O lugar fica localizado na Alameda São Boaventura, 770, no bairro Fonseca, em Niterói. O horário de funcionamento é das 7h 

Sob supervisão de Marcela Freitas*

Matérias Relacionadas