Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Niterói celebra São João Batista nesta sexta-feira (24), confira!

Catedral prepara grande festa com missas, barraquinhas e shows diversos

Escrito por Ana Carolina Moraes | 22 de junho de 2022 - 11:30
Santo é celebrado no dia 24
Santo é celebrado no dia 24 -

Nesta sexta-feira (24) será celebrado o Dia de São João Batista. São João foi o primeiro a reconhecer Jesus como o Messias, além de ter batizado ele e ser seu primo. A semana de São João é marcada pela festa junina e por fogueiras, com danças e comidas típicas. Uma das mais tradicionais festas para o santo ocorre na Catedral Metropolitana São João Batista, localizada no Centro de Niterói.

A novena para o santo teve início no último dia 14 na igreja. Nesta quarta-feira (22), haverá a Novena de São João Batista “A Dignidade de João Batista”, que será feita após a Santa Missa Gesto Concreto: Arroz, que terá início às 18h30.

 

Na quinta-feira (23), ocorrerá a Novena de São João Batista “O Martírio de João Batista”, que será feito após a Santa Missa Gesto Concreto: Óleo, que ocorrerá às 18h30. Neste dia, já estarão disponíveis no espaço barraquinhas com as comidas típicas da festa junina. Estas ficarão na igreja nos dias 23, 24 e 25, além de um parque para crianças, churrascaria e outros. Ainda no dia 23, tocarão músicas tradicionais nordestinas com o grupo “Os Labaredas do Forró” a partir das 20h30.

No dia 24, próxima sexta-feira, dia do santo, ocorrerão missas durante todo o dia. Com uma ocorrendo às 8h, 9h30, 11h, 12h,14h, 5h30 e a última às 17h, sendo esta presidida pelo Arcebispo Dom José Francisco, da Arquidiocese de Niterói. Logo depois, ocorrerá à procissão, que segue até a Câmara de Vereadores e às 20h terá início o show de Claudio Vieira e banda, com os ritmos sertanejo universitário e forró.

No sábado (25), último dia de festa, ocorrerá uma missa às 17h, com a quadrilha do Grupo Jovem da Catedral às 18h30 e o show do Bonde Bem Docinho, grupo de forró, a partir das 20h.

O evento da igreja será presidido pelo Padre Wallace Dahan dos Santos.

O evento já anima fiéis e devotos do santo, que encontram nele a ajuda diária para persistir durante as adversidades. É o caso da doméstica Igina Carneiro Rodrigo de Oliveira, de 65 anos, que frequenta a igreja localizada no Centro de Niterói há mais de 20 anos. Há oito meses, ela pediu ajuda aos santos para sua irmã e foi atendida. “É a fé que nos move, não só a um santo, mas a todos. Ela me ajuda e ajuda os meus nos momentos de necessidade. Minha irmã fez uma cirurgia há oito meses e ela quase morreu, pois teve uma complicação. Eu pedi ajuda para ela, rezei e fui atendida. Eu sempre digo a ela que primeiro foi Deus salvando a vida dela e depois eu pedindo”, contou. “Eu ainda não sei se vou poder participar da festa desse ano por complicações na família, mas eu vim em outros anos e é sempre bem bonita. Venho na igreja rezar também uma vez na semana”, completou ela.

 

O devoto Carlos Ferreira, de 77 anos, busca se manter muito presente na igreja e na religião. “Eu frequento a igreja católica há mais de 50 anos. Eu não tenho uma igreja fixa, mas tenho vindo aqui todos os dias rezar. Eu não acredito em apenas um santo, mas sim em todos os santos. Se hoje eu estouvivo, é por causa de Jesus, por isso eu sempre venho para rezar e agradecer”, disse ele.

A Catedral Metropolitana São João Batista fica localizado na Praça Dom Pedro II, localizada no Centro de Niterói. As festas ainda ocorrerão nos dias 23, 24 e 25 de junho.

Matérias Relacionadas