Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Cia de São Gonçalo apresenta espetáculo 'O Alienista' no Teatro Municipal, saiba mais!

Cerca de 100 ingressos serão vendidos para o evento

Escrito por Ana Carolina Moraes | 24 de outubro de 2021 - 15:45
Cerca de 100 ingressos serão vendidos para o evento
Cerca de 100 ingressos serão vendidos para o evento -

A Albatroz Cia de Teatro se prepara para encenar, na próxima sexta-feira (29), às 20h, o espetáculo “O Alienista”, adaptação da obra de Machado de Assis, no Teatro Municipal George Savalla Gomes (Teatro Municipal de São Gonçalo). Cerca de 100 ingressos serão vendidos para o evento, por causa da capacidade máxima reduzida do espaço.

A Albatroz Cia de Teatro foi fundada por Felipe Moraes e Jéssica Barreto em 2017. Eles vêm desenvolvendo diversos espetáculos no município desde então. Na peça 'O Alienista', o elenco é formado por Felipe Moraes (Dona Evarista), Jéssica Barreto (Simão Bacamarte), Lorena Araujo (Mulher do Boticário/Prima do Costa), Michael Alves (Padre Lopes), Savio Ribeiro (A tia) e Ury Ataliba (Crispim Soares/Barbeiro).

A história conta um pouco de Simão Bacamarte, um médico que estudava psiquiatria, e cria a Casa Verde em Itaguaí para internar aqueles que ele considerava loucos. Assim, o médico acreditava que poderia estudar essas pessoas e curá-las. A partir daí, a história vai se desenrolando e fala também sobre política e relações humanas. Além disso, Simão se casa com Dona Evarista, uma mulher já viúva, mas não por amor.

A peça foi apresentada pela companhia pela primeira vez em 2015, com estreia no Festival de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini, quando os jovens atores ainda nem haviam fundado a companhia Albatroz. Em 2018, o espetáculo passou por mudanças. Ele ressurgiu nos palcos novamente apenas em 2019 no Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares/MG (FENTA), já pela Albatroz Cia de Teatro. No mesmo ano, a peça participou do Projeto incubadora, promovida pelo SESC São Gonçalo, onde pôde usar o espaço do SESC para ensaiar e aperfeiçoar o espetáculo.

Esta é a segunda vez da peça em São Gonçalo. "Devido a Pandemia, o espetáculo ficou mais de um ano parado, apenas com exibições online das peças gravadas anteriormente. Com o avanço da vacinação, pudemos voltar aos ensaios presenciais e apresentamos no Teatro Municipal de São Gonçalo no mês de setembro, na programação em comemoração ao aniversário da cidade. A apresentação teve ótima repercussão e nos deixou ainda mais animados em apresentar agora no mês de Outubro. Por se tratar de uma montagem que leva ao público de forma cômica e lúdica a obra machadiana, sempre repleta de críticas e ironias, espera-se que seja um grande incentivo para as pessoas conhecerem a obra de Machado de Assis e possam ler posteriormente esse clássico da nossa literatura brasileira, assim como outros textos do autor", disse Jéssica Barreto, de 26 anos, fundadora da Cia, diretora, atriz e maquiadora.

A peça atual se divide entre narradores e personagens. A companhia já recebeu prêmios pelas peças que realizou desde a sua estreia nos palcos. 

Para quem quiser mais informações, basta acompanhar as redes sociais da Cia: Instagram (@albatrozciateatro) e Facebook (Albatroz Cia de Teatro).

Ficha Técnica:

Texto: Machado de Assis

Adaptação: Felipe Moraes

Revisão Textual: Jéssica Barreto

Direção: Michael Alves

Supervisão Artística: Ivan de Oliveira

Assistente de Direção: Lorena Araujo

Preparador Vocal: Maycon Pierre

Preparador Corporal: Michael Alves

Figurino: Michael Alves

Visagismo: Jéssica Barreto e Lorena Araujo

Operador de Som: Ygor Ataliba

Iluminação e Operador de Luz: Alexandre Corecha

Elenco:

Felipe Moraes

Jéssica Barreto

Lorena Araujo

Michael Alves

Savio Ribeiro Tia

Ury Ataliba

Matérias Relacionadas