Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Shoppings em São Gonçalo recebem esculturas do projeto Rio de Mãos Dadas

Confira detalhes das obras

Escrito por Redação | 29 de julho de 2021 - 07:30
 projeto tem como objetivo valorizar o espírito de solidariedade e positividade do carioca
projeto tem como objetivo valorizar o espírito de solidariedade e positividade do carioca -

Esculturas do projeto Rio de Mãos Dadas serão expostas em shoppings administrados pela Aliansce Sonae em São Gonçalo. Até 15 de agosto o público terá a oportunidade de apreciar obras especiais no São Gonçalo Shopping e no Pátio Alcântara.

O projeto tem como objetivo valorizar o espírito de solidariedade e positividade do carioca, trazendo uma mensagem de esperança para a cidade, a partir de esculturas que representam mãos se tocando suavemente. Durante o período da mostra, as mãos vão se aproximando até se tocarem, fazendo alusão a uma retomada de um contato mais próximo entre as pessoas, que será possível a partir da vacinação.

A intervenção urbana itinerante, que já expôs as obras em bairros e pontos turísticos da capital e em diversos municípios fluminenses, faz parte da campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade para superar a pandemia.

Confeccionadas em fibra de vidro, as obras com mais de 2 metros de altura, em formato de pares de mãos, representam a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade este ano e serão exibidas em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021, conferindo duas oportunidades para o público apreciar as obras de diferentes perspectivas.

No São Gonçalo Shopping, a obra “Cultura da Borda na Palma da Mão”, assinada pela artista Márcia Falcão, está exposta no segundo piso e traz a ideia de união e harmonia pela cultura.

Já o Pátio Alcântara recebe a escultura “Feito com carinho”, que traz a visão da artista Loo Stavale sobre os impressos que permeiam o cotidiano coletivo, relembrando os passeios na praça, as festas de rua, os parques de diversão itinerantes. A obra ficará exposta na área de eventos, na Praça de Alimentação.

“A mostra trabalha com valores que tem afinidade com a companhia. Trata-se de mais uma oportunidade para aproximar o nosso público da arte, reforçando o posicionamento dos nossos shoppings como espaços para cultura e entretenimento para todas as idades”, explica Ana Paula Niemeyer, head de marketing da Aliansce Sonae.

SOBRE AS OBRAS E OS ARTISTAS

SÃO GONÇALO SHOPPING

Av. São Gonçalo 100 – Boa Vista – São Gonçalo/RJ

(Rodovia Niterói-Manilha, Km 8,5)

Tel.: (21) 2018- 5418www.saogoncaloshopping.com.br

Obra: CULTURA DA BORDA NA PALMA DA MÃO

Conceito: A pintura será feita de tal maneira que no momento do encontro das mãos, os casais “dancem” unindo essas duas potências culturais tão marcantes para os movimentos negros da cidade, trazendo a ideia de união e harmonia pela cultura.

Material: pintura acrílica e resina

Artista: Márcia Falcão - artista plástica graduada em Pintura pela UFRJ. Um dos temas recorrentes em seus trabalhos tem sido a problemática feminina vista através de experiências pessoais tendo o Rio de Janeiro como cenário, ora belo e poético, ora violento e assustador. Passeando pelo grotesco assume a linguagem figurativa como meio para transmitir críticas à contemporaneidade.

SHOPPING PÁTIO ALCÂNTARA

Praça Carlos Gianelli, s/nº - Alcântara – São Gonçalo – RJ

Tel.: (21) 2602-3950

WhatsApp: (21) 6658-1511

www.patioalcantara.com.br

Obra: FEITO COM CARINHO

Conceito: projeto que debruça o olhar sobre os impressos que permeiam o cotidiano coletivo, relembrando os passeios na praça, as festas de rua, os parques de diversão itinerantes.

Material: pintura acrílica

Artista: Loo Stavale - artista, mestranda em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ, bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ.  Participou de ações e exposições como ArtRua - Mostra de Arte Urbana, ocupação periódica do muro do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Boreart, Sesc Tijuca e Festival de Inverno no Sesc Teresópolis, Deu na Telha no Complexo do Alemão, CMHO, entre outras.

Matérias Relacionadas