Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Fotografias em São Gonçalo: uma forma diferente de olhar para a cidade

A hashtag #saogoncalogram já conta com mais de 120 mil menções no Instagram e se tornou "patrimônio" virtual

Escrito por *Matheus Mattos | 18 de maio de 2021 - 16:37

Para alguns, a fotografia também é arte, e é utilizada para expressar marcos históricos, paisagens e principalmente, registrar momentos. Com a cidade de São Gonçalo não seria diferente. Um município, que em muitos momentos é visto com um olhar depreciativo, vem ganhando novos contornos com a ascensão de fotógrafos amadores e profissionais, além de páginas nas redes sociais, que têm mostrado com muito talento as belezas locais.

A estudante Flávia Freitas conta um pouco da sua vivência na cidade e como a fotografia é importante para contar a história de uma maneira diferente.

“Desde muito nova eu circulo por vários bairros de São Gonçalo e volta e meia me pegava admirando construções, paisagens, árvores etc. Eu me conectava com aquele espaço e registrava. E aí eu mostrava a captura pra alguns amigos e em quase todas as vezes o que eu ouvia como retorno era: ‘Nossa, nem parece São Gonçalo’. E isso me doía muito e dói até hoje. ‘Claro que parece São Gonçalo!’. Acho que nós ficamos tão imersos nessa bolha que criaram em torno da cidade, de que nada aqui é relevante que passamos a ter isso como crença.  Cada cantinho de São Gonçalo tem história, tem beleza. Então esse movimento vem pra dissolver um sentimento até hostil que a maioria de nós foi ensinado a nutrir pela cidade. Óbvio que a cidade tem diversos problemas, mas isso não anula a beleza da cidade. Acho que esse movimento vem pra mostrar isso”, comentou a estudante. 

 

Flávia ainda comenta que o trabalho de fotógrafos profissionais e a repostagem nas redes sociais a fez despertar um interesse antigo nela.

“Durante muito tempo eu guardei os registros pra mim, no máximo mostrando alguns pra amigos próximos. De uns anos pra cá, comecei a ver várias fotos incríveis nas redes sociais. Eu ficava admirando, ficava curiosa pra saber onde tinha sido tirada e por quem. Foi nessa que descobri os trabalhos do Rafa Corrêa e do Dim Carvalho. Existem outros igualmente incríveis, mas eles em especial me emocionavam muito com as fotos. Eu via lugares que fazem parte da minha rotina e achava o máximo o olhar sensível e a técnica que eles utilizavam pra registrar", revelou.

Com todos esses estímulos, a tendência é que mais pessoas compartilhem suas fotos e mostrem um pouco de São Gonçalo. Segundo Flávia, ela foi tocada de alguma forma e espera que outros também sejam.

“As páginas e esses fotógrafos contribuíram pra deixar claro que eu não estava sozinha e que a apreciação deve ser coletiva. Foi então que veio o estalo de proporcionar a mesma sensação pra outras pessoas. Se através dessas páginas eu fui tocada de alguma forma e motivada a expor, outros também serão”, finalizou a estudante.

Flávia Freitas também ressalta que suas fotos foram feitas com o celular, se tornando mais acessível para todos. Segundo ela, basta “desacelerar e olhar ao redor com sensibilidade. Tem muita coisa que ainda precisa ser registrada, e eu quero conhecer cada cantinho daqui pelo olhar de outras pessoas também!”.

Trabalhando em conjunto com esses profissionais e amantes de fotografias, aparecem páginas como a @saogoncalogram e @curtosg, que compartilham muitos conteúdos sobre a cidade e encantam o público, com alcance e engajamento muito maiores.

A hashtag #saogoncalogram, por exemplo, já conta com mais de 120 mil menções no Instagram, o que impacta e leva essas publicações para toda a população gonçalense, sendo considerada por muitos quase um patrimônio da cidade.

 

*Estagiário sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas