Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Pilates: corpo e mente relaxados durante a gravidez

Escrito por Redação | 12 de abril de 2018 - 17:25

Equilíbrio entre mente e corpo. O quanto prático e benéfico pode ser a prática de exercícios físicos e alongamentos utilizando o peso do próprio corpo? Foi provavelmente esse o questionamento feito pelo alemão Joseph Pilates, no início do século XX, quando criou o método, batizado inicialmente de Contrologia.

Motivado a aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, ainda na adolescência, por conta dos seus próprios problemas de saúde, Pilates, filho de um ginasta premiado e de uma naturopata (fazia e receitava uso de remédios naturais extraídos de ervas) reuniu conceitos de diferentes atividades como musculação, a Yoga, o boxe, mergulho, ginástica e até o Kung Fu para ajudar pacientes que tinham os mesmos problema que ele: asma, raquitismo e má postura.

Hoje, o sistema integrado de exercícios que passou a levar o nome do próprio criador é um dos mais procurados para quem busca fortificar, reabilitar e condicionar o corpo. E por não ter qualquer contraindicação, o Pilates vem sendo sucesso de busca entre as gestantes.

É o caso da gerente de vendas Gerlaine Góes, de 30 anos, futura mamãe do Gael.Praticante desde os três meses de gestação, hoje aos seis, ela conta que o corpo “reclama” quando fica dias sem comparecer às aulas.

“Eu indico totalmente, tanto para quem está gestante ou não. Desde que iniciei, eu notei muita diferença, principalmente na circulação sanguínea. Se eu ficar algum tempo parada, sem fazer o Pilates, eu volto a sentir câimbras e mais dores na lombar. Sem contar a falta do relaxamento que o Pilates traz”, explica.

Fisioterapeuta e instrutora de Pilates há sete anos, Verônica Mouzer, do Instituto Esbelta viu na prática do Pilates uma forma de focar mais na saúde e prevenção do que nas patologias. “Após anos trabalhando em hospital, eu vi que estava adoecendo junto com os pacientes e decidi buscar outro foco. Disse a mim mesma que não queria mais trabalhar mais com doença, queria trabalhar com saúde. E o Pilates é uma atividade que trabalha o corpo, no sentido de condicionamento físico, mas também visa a reabilitação. Muitos alunos vêm procurar o Pilates como uma atividade associada a outra atividade física para reabilitação, pois não gera impacto”, explica.

Segundo Verônica Mouzer, qualquer mulher pode iniciar o Pilates a partir da gestação, desde que tenha liberação médica. Geralmente, é indicado após o terceiro mês. Mas no caso de mulheres que já possuem condicionamento físico com a prática de outras atividades anteriores à gravidez, incluindo o próprio Pilates, não há qualquer contraindicação.

“E após o parto, é indicado repouso de no mínimo 40 dias para retorno à prática do Pilates. Para quem iniciou o Pilates já no início da gestação, o aconselhável é aguardar, ao menos, três meses”, completa a fisioterapeuta.

Entre os principais benefícios do Pilates para gestantes estão o relaxamento em conjunto ao condicionamento físico, alongamento, fortalecimento da musculatura - em especial da região do abdômen e região pélvica - flexibilidade, melhora da postura e melhora da circulação sanguínea.

“Os exercícios são realizados lentamente, com controle da respiração e dos movimentos. A gestante usufrui de todos esses benefícios pois eles preparam o corpo para o parto. Com o crescimento da barriga, é natural haver transtornos por conta do peso, principalmente na região lombar, que é a queixa da maioria das gestantes. Com o fortalecimento do abdômen com o Pilates é possível compensar esse peso e aliviar as dores, minimizar esses efeitos”, acrescenta Verônica.

Benefícios físicos e mentais

Praticante há dez anos, quando teve a primeira experiência com o conceito ainda na faculdade, Zaiane Morais, 32, também não se vê mais sem o Pilates, tanto que tornou-se também instrutora e hoje faz parte da equipe do espaço Pilates Mulher, em Niterói.

Mamãe de primeira viagem, e já aos nove meses de gestação, ela contabiliza diversos benefícios por não ter deixado de praticar o Pilates. “Para mim, Pilates é essencial. É como um remédio. Quando não faço, o corpo sente falta e as dores aparecem, principalmente agora na gravidez. Sempre saio das aulas me sentindo muito melhor. Além de preparação para o parto e o pós-parto com o fortalecimento do períneo, a atividade me deixa em um estado de bem-estar”, conta.

De acordo com Zaiane, as únicas restrições da prática para a gestante são os exercícios que tragam risco de queda, que aumentem muito a frequência cardíaca, ou que provoquem muita contração na região abdominal. “Não é indicado nos casos de quem tem ou está com placenta prévia, pré-eclâmpsia, infecção aguda e descolamento de placenta”, completa.

Instrutora de Zaiane, Benigna de Oliveira, explica que não há limites de idade para a prática do Pilates e para bons resultados, é importante realizar as aulas, no mínimo, duas vezes por semana. As aulas têm duração de uma hora e podem ser feitas diariamente sem contraindicações.

“Muitos procuram o Pilates por conta de patologias como artrose, bursite, tendinite, fibromialgia, mas muitos também encontram na prática um momento de relaxamento. Tivemos, por exemplo, caso de alunos que tiveram melhoras da síndrome do pânico após iniciar o Pilates”, conta Benigna.

Entendendo os aparelhos do Pilates

Reformer

Uma espécie de "carrinho" que propicia um trabalho completo sem sobrecarga em nenhum grupo muscular.

Na versão original, o Reformer é composto por uma unidade móvel sobre trilhos que utiliza a resistência de quatro molas com a mesma tensão. Atualmente, os modelos vendidos são compostos por cinco molas sendo quatro de mesma tensão e uma mola um pouco menos resistente.

Cadillac

Também chamado de Trapézio devido a sua característica de possibilitar exercícios aéreos com o auxílio de uma estrutura semelhante à um trapézio de circo, possibilita o trabalho do corpo todo de forma diversificada trazendo inúmeras opções de exercícios e atende a todas as populações.

Ladder Barrel

Promove a extensão e flexão da coluna e flexibilidade da musculatura extensora do quadril e flexora do joelho.

O desenho do equipamento favorece a execução de exercícios simples com a intenção de reduzir o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores ou para alunos em nível avançado e atletas cujos movimentos exigem maior grau de dificuldade.

Step Chair

Os exercícios praticados na Step Chair têm como principais objetivos o treino da força muscular, mobilidade articular, alongamento, estabilização pélvica e escapular, equilíbrio, respiração e concentração.

Solo

Muito além dos equipamentos, o Pilates é composto por exercícios que podem ser desenvolvidos apenas com uso de acessórios no chão, como as bolas de pilates e faixas elásticas.

Matérias Relacionadas