Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Caderno Educação - Curso superior

Identificação e aptidão pessoal são os melhores pontos de partida

Escrito por Redação | 26 de novembro de 2017 - 17:45

No momento de decidir a vida profissional em que irá seguir, surgem dúvidas comuns de qual curso optar. Outro dilema relacionado ao ensino superior tem sido qual modalidade escolher, já que atualmente existem três tipos de graduações diferentes: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Para que seja feita uma decisão consciente, é importante conhecer as características de cada uma delas. 

Segundo o diretor geral da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), campus São Gonçalo, Yohans Esteves, as licenciaturas são formações específicas voltadas para a docência, ou seja, ensinar conteúdos em sala de aula nos diversos níveis educacionais. “Cursos como Pedagogia, Matemática, Letras, História, Geografia, entre outros”, explicou, acrescentando que na unidade da Universo São Gonçalo, as licenciaturas são à distância e voltadas para os seguintes cursos: Letras (português/literatura), Letras (português/espanhol), Geografia, Pedagogia, História, Ciências Biológicas e Matemática.

A modalidade à distância se difere somente na metodologia, já que as aulas e conteúdos são disponibilizados de forma virtual. O diploma ofertado é o mesmo da graduação presencial. Já os bacharelados dizem respeito à atuação de um profissional nos diversos campos de conhecimento de empresas e segmentos diversificados. Segundo Yohans, algumas licenciaturas podem ser complementadas com o bacharelado que, normalmente, dura um ano além da licenciatura.

Yohans ainda explicou que a graduação tecnológica é de curta duração (cerca de dois anos) e tem o objetivo de formar profissionais para áreas pontuais de ação no mercado como, por exemplo,  gestão de pessoas, onde o profissional tem um diploma de nível superior mais rápido do que se cursasse o bacharelado em Administração. 

Para o diretor, a identificação e a aptidão pessoais são os melhores pontos de partida no momento da decisão entre as modalidades. Isso porque o mercado oscila ao longo do tempo e o curso que hoje está em alta, pode não ser o mesmo de amanhã. “Claro que é importante entender o mercado em que se vive, atualmente, e a realidade local em que você está. Desta forma, o aluno pode identificar vocações locais que invariavelmente o levará para determinado curso em detrimento de outros. Por exemplo, a pessoa que reside em uma área prioritariamente rural e não tem pretensões de sair de sua região, normalmente ingressaria em um curso de engenharia agrônoma, veterinária ou qualquer outra formação mais voltada à vocação de sua área”, declarou.

Matérias Relacionadas