Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Começa 'Operação Verão' em praias de Niterói neste fim de semana

A recomendação é para que os frequentadores priorizem o transporte público

Escrito por Redação | 18 de outubro de 2019 - 18:42

A Prefeitura de Niterói inicia, neste sábado (19), a Operação Verão em 12 praias da cidade. O objetivo é minimizar os impactos causados nos acessos à orla e nas praias pelo grande fluxo de moradores e visitantes que procuram esses espaços na alta temporada. A ação de ordenamento acontecerá em todos os fins de semana e feriados até 8 de março e será coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). 

A recomendação é para que os frequentadores priorizem o transporte público nos deslocamentos. Para denúncias e urgências, os frequentadores das praias poderão ligar para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Equipes estarão de prontidão para atender as ligações e tomar providências. A Operação Verão contará com 56 agentes da Guarda Municipal e da Seop, com o apoio de 21 viaturas.

Além da Seop, Guarda Municipal e Departamento de Fiscalização de Posturas também participam efetivos da NitTrans, Neltur, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), as administrações regionais de Icaraí, Região Oceânica, e de São Francisco e Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Estamos reunindo todos os órgãos públicos municipais, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, numa operação para minimizar os impactos que ocorrem no verão por causa do grande número de frequentadores que buscam as praias como lazer”, explica o secretário municipal de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes. “Estamos recomendando que as pessoas utilizem o transporte público, que é seguro e confortável, com ar-condicionado. Essa atitude visa minimizar alguns transtornos. Não iremos tolerar veículos nas faixas seletivas do BHLS. Precisamos manter o ordenamento para a tranquilidade dos moradores e turistas que frequentam a cidade”.

A Seop terá guardas municipais, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura nas praias. Eles vão promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos à delegacia mais próxima por exercício de atividade ilegal.

NitTrans – A autarquia inicia, neste sábado, a Operação Praia, em apoio à Operação Verão. O objetivo é orientar o fluxo de veículos e otimizar o tráfego nos acessos às praias da Região Oceânica e de Jurujuba aos fins de semanas e feriados durante o verão. Durante a operação haverá alteração do ponto final dos ônibus em Itaipu e Piratininga, da implantação de faixas móveis nos horários de maior fluxo nas rotatórias de acesso a Piratininga e Camboinhas.

A operação também se estenderá até 8 de março de 2020 e contará com 30 agentes de trânsito atuando em três turnos. A equipe da NitTrans atuará em conjunto com a Guarda fiscalizando as vias próximas às praias para coibir o estacionamento irregular de veículos em fila dupla e nos acessos a garagens. Para isso, serão disponibilizadas cinco motocicletas e cinco reboques.

A fiscalização de trânsito será reforçada ao longo da pista do BHLS na TransOceânica. É sujeito a multa o tráfego de veículos de passeio nas faixas exclusivas para ônibus sem a  autorização necessária dos agentes e operadores de trânsito. 

“A faixa exclusiva dos ônibus prioriza o transporte público e, assim como o BHLS, merece o respeito de todos os condutores de veículos. A nossa meta é proporcionar trânsito e transportes rápidos, seguros e eficientes a todos, inclusive nos deslocamentos para o lazer e à praia”, explica o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.

Camboinhas e Piratininga – Serão implantadas faixas móveis na rotatória localizada em frente ao shopping Itaipu Multicenter e na rotatória da entrada de Camboinhas, priorizando o fluxo de veículos durante a chegada à praia, das 9h às 14h, e durante a saída, das 16h às 22h, em todos os dias de operação.

A temporização do sistema semafórico será ajustada pela manhã e no fim da tarde em 'Onda Verde' – que abre os sinais progressivamente – desde Camboinhas, passando pelo DPO de Piratininga até o shopping Itaipu Multicenter. O ponto final dos ônibus na Prainha de Piratininga será alterado para a Rua General Cristóvão Barcelos.

Itaipu – Dois agentes de trânsito atuarão na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Avenida Central Ewerton Xavier das 9h às 14h e das 16h às 22h, em reforço à operação de trânsito no local. Em Itaipu, o ponto final dos ônibus da empresa Amparo será transferido para a Estrada Francisco da Cruz Nunes e o ponto final dos ônibus da empresa Pendotiba será deslocado para a Rua São Vicente Pallotti, que terá o estacionamento de veículos de passeio proibido nos dois lados.

Uma nova área de estacionamento será criada no trecho entre a Praça do Viçoso Jardim e a Rua Max Albin.

Itacoatiara – Agentes da NitTrans atuarão em apoio à Guarda Municipal no bairro para coibir o estacionamento irregular e remover os veículos estacionados em fila dupla ou nos acessos a garagens.

Jurujuba – Será proibido o estacionamento na esquina da Avenida Carlos Ermelindo Marins com Estrada Eurico Gaspar Dutra, para garantir a manobra dos ônibus e carros durante os fins de semana e feriados. O trânsito será interditado na Estrada Eurico Gaspar Dutra a partir da Travessa São Jerônimo. Agentes da NitTrans fiscalizarão o bairro a fim de coibir o estacionamento irregular.

A NitTrans também reforçará a orientação de trânsito no cruzamento das avenidas Presidente Roosevelt e Quintino Bocaiuva.

Limpeza das praias – A Clin atuará na Operação Verão com 120 funcionários em tendas montadas nas seis praias mais movimentadas da cidade: Icaraí, Charitas, Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Segundo o presidente Luiz Carlos Fróes, a empresa vai oferecer sacolas plásticas e orientar os banhistas sobre como descartar corretamente os resíduos, além de instalar contêineres ao longo da areia das praias.

“É extremamente importante a participação da população no descarte correto de resíduos para manter a limpeza dos espaços públicos. Além dos serviços que garantem a limpeza da cidade diariamente, diversas ações ambientais são desenvolvidas pela Clin durante todo o ano e levadas à população nas praias, praças, escolas e eventos deixando a cidade cada vez mais sustentável. Nossa atuação durante a Operação Verão tem conseguido resultados bastante positivos”, diz Fróes.

Cuidados básicos – O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat, orienta os moradores e banhistas para que aproveitem as praias de forma consciente:

“É importante que as pessoas tenham consciência de que é proibido beber e depois dirigir. É preciso também ter cuidado ao estacionar, procurando os locais adequados e não bloqueando as garagens, atenção às crianças, entre outras coisas. Por parte dos comerciantes, é importante respeitarem as normas, entre elas não utilizar garrafas de vidro na areia. Se coisas desse tipo forem cumpridas podemos ter um verão tranquilo”, observa Boechat.

Algumas recomendações da administração regional:

- Comerciantes não podem cobrar consumação mínima na areia;

- Sempre identificar as crianças. Em caso de desaparecimento, procurar imediatamente a força de segurança mais próxima: guarda municipal ou polícia militar;

- Não levar garrafas de vidro para areia;

- Não estacionar em frente a garagens;

- Não utilizar som alto em veículos.

Matérias Relacionadas