Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Projeto da UFF utiliza jogos eletrônicos para detecção de doenças mentais

Pesquisa é voltada para idosos que apresentam queixas de memória

Escrito por Redação | 19 de maio de 2019 - 11:10

Pesquisa desenvolvida no Instituto de Computação da UFF desenvolve jogos cognitivos que exercitam a mente do idoso e auxiliam na detecção de doenças mentais nesses pacientes. O projeto, coordenado pela professora Débora Christina Muchaluat, conta com a participação de estudantes de Ciência da Computação e é voltado para pessoas que apresentam queixas sobre suas memórias ou que já demonstram algum quadro de demência devido à idade avançada. Para a realização deste estudo, foram desenvolvidos dois exercícios que avaliam os usuários: o MemoGing e o Jogo do Stroop.

O primeiro consiste em um jogo de memória no qual o paciente compara figuras geométricas com as que acabaram de aparecer na tela. Já o segundo, mais elaborado, baseia-se na apresentação de palavras em cores variadas para que o paciente diga qual a cor que está pintada, e não o significado da palavra. No futuro, a pesquisadora pretende integrar cada vez mais efeitos sensoriais aos jogos, para que haja um aumento da imersão na experiência.

Um exemplo deste avanço é a adesão da tecnologia de realidade virtual, que possibilita aos idosos lidar com situações que envolvem diversos estímulos sensoriais e perceptivos. Outro objetivo da pesquisa é propor aos profissionais da saúde a criação de salas de terapias multissensoriais para exercitar a mente dos pacientes. Com isso, será possível auxiliar no combate ao desenvolvimento de doenças como a demência e o Mal de Alzheimer e comprometimento cognitivo leve.

Matérias Relacionadas