Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Itaboraí acolhe futuras mamães que pretendem ter parto humanizado

Maternidade municipal já realizou 279 partos neste ano

Escrito por Redação | 11 de maio de 2019 - 09:02

“Um local de vida”. É assim, que a supervisora de enfermagem, da maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, Luísa Cristina Cordeiro, classifica o setor que trabalha. Para ela, é um local aonde as pessoas vêm buscar a internação com sorriso no rosto, um setor do hospital que dá a vida.

Neste primeiro quadrimestre de 2019, de janeiro a abril, a maternidade realizou 279 partos na unidade. Deste total, 153 partos normais e 121 cesarianas.

“Em qualquer profissão você precisa ter empatia, se colocar no lugar do outro. Assim, tratar o paciente, como gostaria de ser tratado. Graças a Deus eu já sou mãe, então sei o que elas estão sentindo, um momento delicado, com um misto de emoções. Aqui, elas têm todo carinho e cuidado, tem momento de dor, mas a recompensa é ver o rostinho do filho, quando nasce. A lágrima de choro sai para entrar a lágrima de alegria e emoção”, disse a supervisora, com 20 anos de formação e desde 2017 trabalhando com maternidade.

A maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior conta com sete enfermarias, com quatro leitos cada, para o pós-parto e duas enfermarias, com três leitos cada, para o pré-parto. Além de uma sala para parto normal e o centro cirúrgico do hospital, para as cesarianas. Em ambos os partos, o acompanhante pode assistir o nascimento do bebê. E conta ainda com acolhimento ao recém-nato (antigo berçário); posto de enfermagem e banheiros.

Ao todo, a equipe de profissionais é formada por duas enfermeiras, cinco técnicas de enfermagem, dois médicos obstetras, pediatra, coordenador médico e supervisora de enfermagem.

As mamães ficam no mínimo 48h na maternidade, com direito a acompanhante, podendo ser do sexo masculino ou feminino, conforme o seu desejo. Lá, elas têm seis refeições diárias, sendo desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Já os acompanhantes têm direito a almoço e jantar.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, ressalta que o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior é a única unidade hospitalar que tem maternidade pública no município. Assim, é de suma importância para as mamães, que buscam um atendimento de qualidade.

“Quando assumimos a administração municipal, uma das nossas primeiras ações foi à normalização da maternidade do Leal Júnior. Em 100 dias foram mais de 400 partos, um aumento considerável em relação aos três últimos meses de 2016, onde foram contabilizados 113 partos na maternidade”, disse o chefe do Executivo.

Para o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, a maternidade oferece um atendimento humanizado.

“A maternidade é uma ala voltada para o cuidado com a mãe, o bebê e as famílias, e sempre estamos agregando novos serviços para o bem-estar principalmente das mães e bebês. O que estamos fazendo nada mais é do que a reconstrução da confiança dos moradores de Itaboraí quanto ao serviço de Saúde que tem disponível”, disse o gestor da pasta.

Ainda na maternidade, os bebês fazem os testes de pezinho, orelhinha e coraçãozinho. Além da vacina de Hepatite B, no ato do nascimento e BCG, antes da alta médica. Durante a internação, a equipe de enfermagem oferece orientações sobre amamentação; cuidados com o coto umbilical; puerpério, também chamado de resguardo, a fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas e puericultura, uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil.

Perto do Dia das Mães, Tamires Soares, 20 anos, recebeu mais um presente, a sua segunda filha, Evellyn Vitória da Rosa Severo, nascida no último dia 3 de maio, no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. Segundo ela, tudo ocorreu perfeitamente e foi muito bem atendida pela equipe da maternidade.

“Tive minhas duas filhas aqui e só tenho elogios a fazer. Elas já saem daqui com as vacinas e testes realizados, assim nos dar uma segurança maior. Fiz meu pré-natal no Posto de Saúde Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, então já tinha todas as informações para o meu parto, que foram normais”, comentou Tamires, segurando a filha no colo para a realização do teste do pezinho.

Matérias Relacionadas