Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Maricá vacina animais neste final de semana

A ação acontece das 9h às 17h

Escrito por Redação | 14 de setembro de 2018 - 09:14

A Secretaria de Saúde de Maricá, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde, irá realizar, amanhã e no próximo dia 22, a vacinação antirrábica em 49 postos de vacinação do município. De acordo com o Executivo, a campanha estima imunizar mais de 22 mil animais, entre cães e gatos com mais de três meses de idade.

A ação acontece das 9h às 17h em escolas, unidades de saúde, praças e associações de moradores espalhadas por diversos bairros da cidade. A lista completa com os locais de imunização está disponível no (www.marica.rj.gov.br). Amanhã, a vacinação será realizada nos primeiro e segundo distritos, que englobam bairros como Centro, Ponta Negra, São José, Itapeba, Marine, Manu Manuela, Bambuí, Cordeirinho, Guaratiba, Jaconé, entre outros. Já no próximo dia 22, a imunização ocorrerá em Inoã e Itaipuaçu.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Ronald Marques, a vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Segundo ele, as fêmeas em lactação e gestação deverão ser contidas, evitando movimentos bruscos e violentos. “Cabe ressaltar que é uma questão de saúde pública. Portanto, é muito importante que os proprietários levem seus animais para tomar a vacina”, acrescentou o coordenador.

Segundo a Prefeitura, para o dia da vacinação é recomendado que todos os cães devem estar com coleira e guia, sendo a focinheira obrigatória em animais bravos. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes. Somente pessoas adultas com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação. Além disso, o Executivo informou que não será permitida a distribuição de doses da vacina e que é responsabilidade do proprietário do animal levá-lo para a imunização e a sua contenção para receber a dose da vacina, sendo assim, nenhum servidor público poderá conter animais.

Matérias Relacionadas