Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,3958 | Euro R$ 6,2591
Search

Prefeitura de Niterói anuncia ciclofaixa e faixa para corrida na orla de Itacoatiara

Iniciativa amplia a mobilidade ativa e incentiva o uso da bicicleta na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de janeiro de 2026 - 11:37
A Prefeitura de Niterói anunciou a implantação de uma ciclofaixa e de uma faixa exclusiva para corrida e caminhada
A Prefeitura de Niterói anunciou a implantação de uma ciclofaixa e de uma faixa exclusiva para corrida e caminhada -

A Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica, vai ganhar um novo atrativo para moradores e turistas. A Prefeitura de Niterói anunciou a implantação de uma ciclofaixa e de uma faixa exclusiva para corrida e caminhada, com o início das intervenções previsto para a noite de segunda-feira, dia 19 de janeiro.

O projeto prevê mudanças na circulação viária da orla de Itacoatiara, incluindo a transferência do estacionamento para o lado oposto da via e a adoção de mão única. O tráfego de veículos passará a operar da seguinte forma: da Rua Matias Sandri em direção à Prainha de Itacoatiara e da Rua Matias Sandri até o Costão de Itacoatiara. A Avenida Beira-Mar seguirá permitindo o acesso a outras vias do bairro por meio da nova rotatória da Rua das Orquídeas.


Leia também 

Campo de São Bento terá horário especial de funcionamento até o Carnaval

Sine Itaboraí divulga novas vagas de emprego para diferentes áreas e níveis de experiência


Também serão implantados paraciclos, com 10 vagas para estacionamento de bicicletas em cada quiosque.

“As intervenções na orla de Itacoatiara ampliam a mobilidade ativa em Niterói, ao mesmo tempo em que valorizam um dos cartões-postais da cidade. Além da ciclofaixa, o projeto traz uma novidade inédita no município: uma faixa exclusiva para corrida e caminhada, pensada para oferecer mais segurança e conforto para moradores, esportistas e visitantes”, analisou o prefeito Rodrigo Neves.

Alinhamento – Na última sexta-feira (09), foi realizada uma reunião de alinhamento técnico com o objetivo de consolidar os encaminhamentos para a implantação das mudanças na orla. Participaram do encontro o secretário municipal Executivo, Felipe Peixoto; o diretor de Infraestrutura Cicloviária da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, João Pedro Boechat; a diretora de Planejamento de Tráfego e Infraestrutura Viária da NitTrans, Nicolle Serrano; a chefe de divisão de Engenharia Viária da NitTrans, Julia Cantarino; a assessora de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Fabiana Reseck; o presidente da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), Guilherme Costa; e o diretor da Soami, Luiz Otávio.

“A iniciativa é resultado do diálogo e do trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), que apresentou a demanda para que o projeto fosse implantado de forma permanente. É uma ação importante para quem vive e para quem frequenta Itacoatiara”, explicou o secretário municipal Executivo, Felipe Peixoto.

A diretora de Planejamento de Tráfego e Infraestrutura Viária da NitTrans, Nicolle Serrano, apresentou detalhes sobre as mudanças na circulação viária da orla de Itacoatiara.

“Com a nova ciclofaixa, será possível organizar o trânsito na orla, com a implantação de mão única, áreas de embarque e desembarque, estacionamento no lado oposto da via, além de vagas para idosos, pessoas com deficiência, motocicletas e ciclovagas”, destacou.

De acordo com João Pedro Boechat, diretor de Infraestrutura Cicloviária da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, a cidade de Niterói deve ultrapassar, em breve, a marca de 90 quilômetros de infraestrutura cicloviária, com a implantação da nova ciclofaixa.

“São cerca de um quilômetro a mais de ciclovia, conectando o que já foi implantado na Rua Matias Sandri, na Estrada de Itacoatiara e na Avenida Francisco da Cruz Nunes, permitindo que mais pessoas usem a bicicleta para curtir o verão em Itacoatiara”, contou João Pedro.

Matérias Relacionadas