Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Detran.RJ dá continuidade à ação especial de documentos para vítimas das chuvas em Petrópolis

Só no primeiro dia, 100 moradores da cidade foram atendidos

Escrito por Redação | 19 de fevereiro de 2022 - 12:42

O Detran.RJ dá, neste fim de semana (19 e 20/02), continuidade à ação especial para fornecer documentos às vítimas das chuvas na cidade. Só no primeiro, cerca de 100 moradores de Petrópolis foram atendidos no Sesc Quitandinha, onde estão sendo emitidas carteiras de identidade e segundas vias da carteira nacional de habilitação. Duas vans do órgão transportaram moradores que estão instalados em abrigos para o posto provisório instalado no local.

Neste sábado (19/02), o Detran.RJ começa a atender também em um posto provisório instalado no Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, o bairro mais atingido pelos desabamentos. Os dois postos vão funcionar das 9h às 16h, e o departamento vai disponibilizar mais vans para transportar os moradores até os postos de atendimento.

"Essa ação do Detran vai ajudar muito os moradores que perderam seus documentos na enxurrada. É uma ação de cidadania e solidariedade", ressaltou o governador Cláudio Castro.

Um dos atendidos neste primeiro dia foi o representante comercial Antônio Cláudio, de 55 anos, morador do bairro Taquara, que perdeu sua carteira quando a enxurrada invadiu seu carro.

"Não sei precisar direito como foi, provavelmente quando tive que abrir a porta para sair do carro. Estou aproveitando a oportunidade para tirar a segunda via das carteiras de motorista e identidade. Muito boa essa ação do Detran", elogiou ele.

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, acompanhou a ação no Sesc Quitandinha.

"Com esse serviço, o Detran busca minimizar as perdas das pessoas que ficaram desabrigadas e perderam seus documentos com as chuvas em Petrópolis. É muito importante ajudar as pessoas que estão passando dificuldade neste momento. Só neste primeiro dia, já atendemos quase 100 pessoas no Sesc Quitandinha. A partir de amanhã, estaremos também no Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra", ressaltou o presidente.

O auxiliar de cozinha Marcus Vinicius Schmitt, de 33 anos, alojado provisoriamente na escola Santo Antônio, foi levado ao Sesc Quitandinha por uma van do Detran. Morador do bairro Vila Felipe, ele perdeu tudo o que tinha devido a um deslizamento.

"Tenho muita sorte de estar vivo. Estava trabalhando na hora do desabamento. Minha casa desapareceu, não sobrou nada. Vim tirar uma nova identidade pra recomeçar minha vida. Ainda estou em estado de choque. Perdi amigos e parentes. A ficha vai caindo aos poucos", disse ele.

O pedreiro Cristiano da Silva, de 49 anos, também perdeu todos os seus documentos quando a água invadiu seu veículo.

"Foi tudo muito rápido, só deu tempo de estacionar em um local mais seguro. Graças a Deus estou vivo. Estou achando maravilhoso solicitar minha identidade hoje e poder retirá-la amanhã", elogiou o morador de Petrópolis, que estava no Alto da Serra na hora do temporal.

Os postos do Sesc Quitandinha e do Colégio Rui Barbosa vão funcionar neste sábado e também no domingo, das 9h às 16h. No Rui Barbosa, o atendimento é apenas para emissão de carteiras de identidade. Segunda via de habilitação só pode ser requerida no Sesc.

Ao todo, o Detran.RJ está empregando cerca de 50 funcionários na operação de ajuda às vítimas de Petrópolis. Parte foi enviada do Rio de Janeiro e outra parte já atende nos postos do órgão em Petrópolis e arredores. Os funcionários do Detran trabalham em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Petrópolis no cadastramento dos moradores que vão precisar dos novos documentos.

Serviço:Ação do Detran.RJ para emissão de documentos para moradores de Petrópolis- Sesc Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, 2, Quitandinha)

Sábado e domingo (Dias 19 e 20/2)Das 9h às 16hEmissão de identidade e de segunda via de habilitação- Colégio Estadual Rui Barbosa (Rua Alynthor Werneck, 65, Alto da Serra)Sábado e domingo  (Dias 19 e 20/2)Das 9h às 16hEmissão de identidade

Matérias Relacionadas