Mesmo afastados por saúde, PMs do Rio terão que se apresentar nas unidades no Carnaval
O policial que apresentar atestado médico deverá ir ao local e no horário do seu serviço para registrar a dispensa

Uma determinação interna da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro definiu novas regras para policiais que estão afastados por motivo de saúde durante o Carnaval. Pelo novo procedimento, mesmo de licença médica, os PMs deverão comparecer às suas unidades de trabalho durante o período da folia. De acordo com o Boletim nº 026, publicado em 10 de fevereiro de 2026, a medida vale especificamente para os dias de Carnaval, quando a corporação costuma reforçar o efetivo devido ao aumento das ocorrências.
Segundo a norma, o policial que apresentar atestado médico deverá ir ao local e no horário do seu serviço para registrar a dispensa. Se o documento for emitido por um médico que não seja da PM, o militar terá até 24 horas para levá-lo à Diretoria Médico-Pericial ou a uma unidade de saúde da corporação para validação.
Leia também
Idoso é baleado durante roubo de bicicleta em Ipiíba, São Gonçalo
Homens são presos com drogas e pistola falsa próximo ao Sambódromo
A regra também determina que policiais diagnosticados com Covid-19, tuberculose ou síndrome gripal compareçam pessoalmente para confirmar o atestado, podendo utilizar máscara de proteção. A decisão foi publicada em meio à preparação da PM para o Carnaval, período em que o policiamento é reforçado em todo o estado para garantir a segurança nos blocos e eventos.
A reportagem procurou a PM para comentar a determinação e esclarecer os critérios adotados na medida, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação da corporação.
* Em atualização